Arquivo da categoria: Crescimento

Reflexão 📖

19 de Outubro
Avante!

LEITURA BÍBLICA: Êxodo 14.10-18 Disse então o Senhor a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante” (Êx 14.15).

Recentemente vi um documentário no canal de TV Discovery sobre um lago na Holanda que no verão é usado para velejar, pescar e praticar esportes aquáticos. Quando chega o inverno, porém, aquelas águas se tornam geladas e uma grossa camada de gelo se instala ali. E então ocorre que muitas pessoas aproveitam aquilo para patinar e praticar esportes e até mesmo para passear sobre o piso de gelo.

Os filhos de Israel estavam enfrentando uma grande dificuldade: pela frente, o Mar Vermelho; pelos lados, o deserto; por trás, o voraz exército do faraó. O povo entrou em desespero e começou a clamar ao Senhor, e este apenas ordena a Moisés que sigam avante. Parece uma ordem absurda e incoerente. Marchar para onde, se à frente só havia água?

Lembrei-me então que o Senhor poderia ter congelado aquele mar, tornando-o uma imensa camada de gelo, como o lago da Holanda, mas ele preferiu fazer melhor: abriu uma estrada para o povo passar em segurança. E Israel atravessou seguro. Diante do medo e do desespero podemos clamar ou reclamar. Os filhos de Israel preferiram reclamar, uma atitude própria de quem não tem fé. Mas Moisés, que tinha uma fé inabalável no Deus vivo, preferiu clamar. E sua oração moveu os céus. O Senhor apenas ordenou que a marcha continuasse. O nosso Deus está à nossa frente, sempre atento às nossas orações e súplicas. Ele não ordenou que aquele povo olhasse para trás ou para os lados, mas para cima. E a sua ordem foi: “Marchem!”. E marchar é seguir em frente.

Quando aprendermos a ouvir a voz do Senhor, quando decidirmos obedecer à Sua Palavra, ficaremos surpresos com o que acontecerá em nossa vida. Precisamos clamar, sim; mas, também precisamos andar. E do lado de lá proclamaremos as “coisas grandiosas que o Senhor fez por nós; por isso estamos alegres” (Sl 126.3). – NND 

Em vez de reclamar, vamos clamar para podermos proclamar.

📖 Palavra de Sabedoria

  

📖 Palavra de Sabedoria

  

Reflexão 📖

18 de Outubro
Fortes!

LEITURA BÍBLICA: Salmo 119.89-96 Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno (1Jo 2.14c).

Durante os sete anos de preparo na escola de formação militar em que ingressei, passei por vários momentos de fraqueza. O que mais me debilitava não eram as noites mal dormidas, o frio intenso, a fome ou a sede. Na verdade, em alguns momentos o meu corpo estava “no limite”, sem condições de ir além, mas ainda assim dava para superar. Lembro-me de ter chegado a dormir em pé, tal era o cansaço físico do corpo. Com toda a certeza posso afirmar que meus períodos de maior fraqueza naquela época ocorreram quando deixei a Palavra de Deus de lado. Eu aguentava passar fome e frio, sofrer perseguições internas e ficar sem dormir, mas não podia deixar de ler a Bíblia diariamente e aplicá-la ao meu cotidiano. A minha força estava na Lei do Senhor, e disso todos sabiam, inclusive meus chefes.

Lembro-me de um fato que aconteceu em um acampamento no topo do Pico das Agulhas Negras, com 2791,55m o 5º pico mais alto do Brasil. Nós, cerca de 200 cadetes, estávamos exaustos por conta da subida íngreme e do ar rarefeito nos pulmões. Então, o comandante convocou-me para explanar um texto bíblico. Foi maravilhoso! Peguei minha Bíblia de bolso e preguei sobre o texto de Amós 4.13, que afirma, entre outras coisas, que o Senhor formou os montes e pisa as montanhas da terra. Não poderia imaginar que um fragmento da Palavra de Deus criasse impacto tão forte em dezenas de corações. Poderia considerar-me um “pregador das montanhas”, contudo o maior legado é ter a certeza de que quando a Palavra de Deus está em nós frutificamos e somos FORTES.

Meu amigo, você será fortalecido por Deus na medida em que a Bíblia estiver em você. Faça dela o seu livro de cabeceira e tenha prazer em sua leitura e meditação (Sl 1.2). Quem nela permanece já venceu o Maligno (veja o versículo em destaque). Se você quer força espiritual, encha-se da Palavra! – DMS 

Por meio de sua Palavra, o Senhor nos guia e fortalece.

📖 Palavra de Sabedoria

  

Reflexão 📖

17 de Outubro
Auto-engano

LEITURA BÍBLICA: Juízes 21.13-25  Por que vocês não julgam por si mesmos o que é justo? (Lc 12.57)

O versículo em destaque toca uma questão muito importante. Jesus acabara de dizer aos seus ouvintes que eles deveriam interpretar o tempo presente. Nós hoje agimos e pensamos de forma diferente do que se fazia há 50 anos. Qual a causa? Filosofias novas, novidades científicas, acontecimentos mundiais mudaram nosso modo de pensar. Como ficam os princípios bíblicos em meio a tudo isso?

O livro de Juízes fecha com a frase “cada um fazia o que lhe parecia certo”. Parece exatamente o que ocorre hoje. Há uma opinião corrente por aí de que a mente humana não passa do resultado de reações bioquímicas no cérebro. Portanto, alma, espírito, personalidade não existiriam. Nesse caso, não seríamos responsáveis por nossas escolhas. Não haveria certo e errado. Vale tudo.

Aqueles israelitas desorientados de que lemos tinham feito um juramento. Uma guerra civil havia dizimado a tribo de Benjamim. As demais tribos juraram não dar suas filhas aos que restaram dos benjamitas. A tribo desapareceria. Então inventam um estratagema. Dariam suas filhas de um modo que não quebrasse o juramento. Alguém já disse que o homem é o único animal que mente para si mesmo e acredita. Os israelitas anestesiaram a sua consciência. Enganaram a si mesmos.

Assim somos nós. Achamos que o comparecimento a algum culto religioso nos libera para pecar. Já cumpri o meu dever – o resto não importa. Não interpretamos o nosso tempo, não averiguamos a origem dos valores. O fim disso é a ideia de que não existe Deus nem prestação de contas. Bem e mal se confundem. De onde vêm tais ideias, tais “valores”, tais formas de ver a vida? Ninguém pergunta. Ainda hoje é atual a pergunta do Senhor Jesus ao homem que fez a escolha de dedicar sua vida ao ajuntamento de bens (Lc 12.20): “Esta noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?” – MJT 

Enganar a mim mesmo não me livra do julgamento divino.

Reflexão 📖

16 de Outubro
Ser propriedade

LEITURA BÍBLICA: Êxodo19.1-9  Vocês serão santos para mim, porque eu, o Senhor, sou santo, e os separei dentre os povos para serem meus (Lv 20.26).

Ter uma propriedade é algo que as pessoas desejam desde sempre, mesmo sabendo que nenhuma propriedade material será levada deste mundo para a eternidade nem fará diferença na hora da morte. Frente a frente com Deus, a ida ao céu ou ao inferno é determinada pelas minhas decisões durante a vida aqui. Ser proprietário de grandes bens ou de status social, herdeiro de uma grande fortuna de família ou de qualquer outra coisa – estas coisas de nada servirão quando Jesus me julgar.

De qualquer forma, quem tem propriedades, grandes ou pequenas, cuida delas. Faz o possível para que não sejam roubadas ou depredadas, e periodicamente faz reformas e restaurações para sua conservação. Da mesma forma, se sou propriedade de Deus, ele também cuida da minha vida, não permitindo que males acabem comigo.

A Bíblia deixa claro que o importante não é o que tenho, mas o que sou. Se eu seguir a orientação de Deus e entregar minha vida ao seu comando, serei propriedade exclusiva dele. Não há nada mais prazeroso do que a certeza de ter alguém responsável por mim, que me ama, cuida de mim, me corrige e ensina, mostra o caminho certo, que anima e só quer o meu bem. Muitas pessoas pensam e dizem por aí que ser cristão, propriedade de Deus, é ruim, algo triste, sem privilégios e cheio de coisas que não podemos fazer. Entretanto, a vida com Deus é superior a privilégios quaisquer, pois, ao decidirmos “ser de Deus”, temos nosso coração e nossa alma preenchidos completamente com satisfação e suficiência que só conhece quem já experimentou esta realidade.

Para transferir o título de propriedade da sua vida para Deus é muito fácil: é só dizer isto a ele. Em voz alta, em silêncio – não importa: Deus enxerga o seu coração e a sua mente, e entenderá o que você estiver dizendo. ACS/VS. 

Escolha ser propriedade de Deus e receba dele a verdadeira vida.

📖 Palavra de Sabedoria

  

📖 Palavra de Sabedoria

  

Reflexão 📖

15 de Outubro
Vitória

LEITURA BÍBLICA: 2 Samuel 23.8-17 O Senhor concedeu uma grande vitória a Israel naquele dia (2Sm 23.10b).

Você já deve ter ouvido pessoas falando de uma vida isenta de problemas e dificuldades. Sendo bem sincero, é o que todos nós buscamos. Talvez seja por este motivo que os propagadores desta ideia tenham tantos seguidores. Algumas pessoas estão dispostas a fazer qualquer coisa que seja para se livrar dos seus problemas. Contudo, não podemos viver num mundo de fantasias. Nosso dia a dia nos mostra que em muitos momentos passamos por situações bem difíceis. Jesus disse aos seus discípulos: “Neste mundo vocês terão aflições” (Jo 16.33a). Mas, ao mesmo tempo em que ele nos fala desta realidade, também nos motiva a ter bom ânimo baseados no fato de que ele venceu o mundo.

O texto bíblico de hoje conta sobre três grandes guerreiros do rei Davi. Estes homens se destacaram em momentos bem complicados pelos quais o povo de Israel passou. Chamo a atenção para um deles, Samá. Mesmo com seu exército em fuga, ele permaneceu e conseguiu derrotar seus inimigos. No entanto, também é preciso lembrar que Samá não venceu esta batalha pelas suas próprias forças, mas “o Senhor concedeu-lhe uma grande vitória” (v 12b).

Com isso, estimado leitor, quero incentivá-lo e motivá-lo a olhar para os seus problemas, dificuldades e desafios com a certeza de que você pode vencê-los. Talvez você não consiga isso do seu jeito, mas com a ajuda de Deus a vitória é certa. Nele somos mais que vencedores (Rm 8.37): nada pode nos separar de seu amor! Mesmo que você se encontre sozinho, como alguns dos guerreiros citados no texto, tenha a certeza de uma coisa: uma pessoa com Deus é maioria. Não há exército que seja maior do que aquele que está com Deus, luta com ele e por ele. Mesmo que aos olhos humanos haja coisas impossíveis, para Deus isso não existe. Nada neste mundo poderá detê-lo quando ele quiser lhe dar a vitória. – MP 

Por que lutar sozinho se você pode ter ao seu lado o Senhor dos Exércitos, que vence todas as batalhas?