Arquivo da categoria: Crescimento

Reflexão 📖

O que fazer?
LEITURA BÍBLICA:  Atos 2.22-41
[Cristo] se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai (Gl 1.4).

Cristo, o Filho de Deus, veio ao mundo como um bebê. Cresceu como qualquer criança, teve dor de barriga e febre, talvez não gostasse de salada… Quando ficou adulto começou a ensinar e a realizar milagres. Pregava um relacionamento com Deus não baseado em rituais e religiosidade, mas no amor. Chamava Deus de Pai e muitos se escandalizaram com suas ações. Tudo nele era tão diferente, mas muitos continuavam a vê-lo apenas como um homem – talvez um louco ou um revolucionário. Após uma conspiração de líderes religiosos, foi morto e, diziam seus seguidores, ressuscitou e subiu aos céus.

Imagino que era esta a perspectiva dos contemporâneos de Jesus. Muitos deles estavam em Jerusalém quando o Espírito Santo foi derramado. Assustados, queriam saber o que aquilo significava. Aproveitando a oportunidade, Pedro contou tudo o que Cristo tinha feito, quem ele era realmente e quem o tinha crucificado – o próprio povo! Diante daquela exposição tão clara e verdadeira, eles quiseram saber qual era o próximo passo que tinham de dar.

Hoje, nossa situação não é muito diferente da deles. Também ouvimos muito sobre Jesus – opiniões diversas, de quem crê e daqueles que acham que ele foi apenas um grande homem. Mas quando somos apresentados ao evangelho verdadeiro, que mostra nossa culpa diante de Deus e tudo o que ele fez para nos dar vida eterna, também surge a pergunta: “E agora, o que eu faço?” Talvez hoje mesmo você esteja precisando desta resposta.

Não precisamos conviver com a culpa nem fazer qualquer outra coisa além do que Deus espera – que entreguemos nossa vida, com fé e arrependimento, àquele que veio ao mundo para possibilitar o acesso a Deus e vida eterna aos que nele confiam. Você já fez isso? Então, prepare-se para o que Deus fará em sua vida! – VWR 

O que fazer quando Deus nos convida com amor? Alguma dúvida?

📖 Palavra de Sabedoria

  

Reflexão 📖

Medo
LEITURA BÍBLICA:  1Reis 19.1-9
Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores (Sl. 34.4).

Quando estamos com medo, nossa tendência é pedir a Deus que nos socorra e salve. No texto de hoje vemos o contrário. O medo pode deixar alguém desesperado, mesmo que seja um homem de Deus como Elias, que chegou a pedir em oração que o Senhor acabasse com tudo aquilo. A causa do seu desespero não era imaginária. Era bem real: ele não suportava mais a pressão a que estava sujeito, pois a rainha queria matá-lo e tinha meios para isso. Este tipo de pavor é normal; quem não tem medo de morrer? Veja como é o nosso Deus: ele ouve todas as orações, seja lá de quem for, mas atende-as à sua maneira, pois pessoas inseguras e desesperadas, como o profeta naquela ocasião, não sabem pedir. Elias pediu para morrer e Deus deu-lhe descanso para reanimá-lo. Ele não estava sozinho, o Senhor o acompanhava e por duas vezes mandou um anjo alimentá-lo, porque estava triste e fraco, tanto que precisou dormir novamente.

Não precisamos ser heróis (Elias também não foi – chegou a desistir de tudo), mas, quer a causa do medo seja uma ameaça real, como no caso de Elias, quer seja imaginária, como muitas vezes acontece, é importante levar nossa preocupação a Deus e pedir-lhe que cuide dela. O próprio Senhor dará as forças e o ânimo de que necessitamos quando nos entregamos às suas mãos. Quando pedimos ao Senhor que nos faça companhia, o receio desaparece e teremos as forças necessárias – como Elias, que depois encarou uma longa viagem a pé para, em seguida, ser informado de vários projetos que Deus ainda tinha para ele. A Bíblia confirma essa ajuda que Deus nos proporciona, como por exemplo: “Com o meu Deus posso transpor muralhas” (Sl 18.30) ou “Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem, mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças” (Is 40.29-30). – ETS 

Quando estiver no fim da linha, lembre-se que a de Deus é eterna.

📖 Palavra de Sabedoria

  

Reflexão 📖

Ressuscitou
LEITURA BÍBLICA:  1 Coríntios 15.20-22;35-44
Se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm, e ainda estão em seus pecados (1Co 15.17).

No Monte das Oliveiras, os discípulos olhavam enquanto Jesus subia ao céu. Então apareceram dois anjos e disseram: “Por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir” (At 1.11b). Jesus já tinha dito que estaria com eles para sempre (Mt 28.20). Esta foi sua promessa, não somente àqueles discípulos, mas à sua Igreja através dos tempos: “Estarei com vocês, sempre perto de vocês”. Jesus pode garantir isso porque está vivo. Ele ressuscitou e subiu ao céu. Então, está perto de mim e de você porque a sua ressurreição é uma realidade que não se pode mudar. E se, como defendem alguns, não houver ressurreição, a nossa fé não tem sentido, nossos erros ainda não foram perdoados e não há esperança alguma!

O que dá significado ao cristianismo é o fato de que Jesus não permaneceu numa tumba fria de um cemitério em Jerusalém. Ele vive, e está bem perto de você. A ressurreição, portanto, é parte integrante da nossa fé em Jesus Cristo. Porque ele ressuscitou, os cristãos que morrerem antes da segunda vinda de Cristo também ressuscitarão – receberão um novo corpo, espiritual (v 44). Os que estiverem vivos terão seus corpos transformados (1Co 15.51-53). No texto que lemos hoje, Paulo usa a figura do lavrador que planta a semente no campo para ilustrar como será a ressurreição dos filhos de Deus. Aliás, esta é uma curiosidade que muitos cristãos têm. Paulo nos ensina que será como uma semente plantada na terra (v 37), que ao nascer ganha um novo corpo. Os seguidores de Cristo terão seu corpo natural transformado em um corpo espiritual, incorruptível e imortal. Com este novo corpo, o cristão desfrutará a vida eterna com Deus. – JG 

Porque Cristo ressuscitou, temos a mesma esperança.

📖 Palavra de Sabedoria

  

Reflexão 📖

Previsão do tempo
LEITURA BÍBLICA:  Gênesis 8.1-22
Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade (At 1.7).

É praxe: quem mora nas grandes cidades costuma dar uma olhada na previsão do tempo. Seja para saber que clima esperar numa viagem de fim de semana, para decidir que roupa vestir para o trabalho ou até mesmo por simples curiosidade, as pessoas querem saber o que as aguarda naquele dia.

Essa tentativa de saber o futuro pode gerar certa ansiedade. Por um lado, sabendo o que vem pela frente, talvez a gente perceba que não está pronto para enfrentar o desafio. De outro lado, se não conseguimos obter a informação, ficamos angustiados por não podermos nos preparar.

Noé foi o primeiro ser humano de que se tem registro a ter acesso a uma previsão do tempo. Deus avisou: vai chover. E mais: “Vou destruir a Terra com essa chuva, portanto construa uma arca para você e sua família”. E veio a chuva, e tudo o que havia sobre a terra morreu, menos Noé, sua família e os animais que tinham entrado na arca. Mas a história não acaba aí. Imagine que durante muitos meses Noé e sua família ficaram trancados dentro desse estábulo flutuante.

Nesses meses todos, começou a crescer a ansiedade, a angústia pelas más condições de higiene, a sensação de “E daí? Não morremos na chuva, mas logo nossa comida acaba”, ou algo parecido. E, nesse momento, só resta uma coisa: ter fé. Crer que o mesmo Deus que livrou de uma situação de morte não vai desampará-lo mesmo que a situação pareça continuar difícil. Às vezes, o livramento de Deus não se dá em condições agradáveis – somos levados a experimentar isolamento, confinamento, desconforto. Mas, acredite: um dia o sol voltará a brilhar, as águas baixarão, a porta vai se abrir para um novo mundo. Quando isso acontecer, faça como Noé: louve a Deus e dedique o seu melhor a ele. – IAO 

O resgate de Deus é o único que nunca chega tarde demais.

📖 Palavra de Sabedoria

  

📖 Palavra de sabedoria

  

Reflexão 📖

Ruído na linha
LEITURA BÍBLICA:  Isaías 32.1-4
O fruto da justiça será paz; o resultado da justiça será tranquilidade e confiança para sempre (Is 32.17).

Uma das coisas que têm trazido dificuldades para a comunicação nos nossos dias é o excesso de ruído à nossa volta. Não só barulho em geral, mas também o “ruído” dentro da cabeça das pessoas. Quando nos dirigimos a alguém, é comum a pessoa estar ocupada demais, prestando atenção em outros assuntos. Essa dificuldade se avoluma de forma especial quando são idosos querendo se comunicar com mais novos. O idoso tende a não ouvir muito bem e a enxergar mal, demora a entender o que é dito, raciocina mais devagar. O jovem tem seus reflexos velozes como raios e se ocupa com muitas coisas ao mesmo tempo. Aí entram os ruídos que impedem a plena comunicação. O pensamento de um não acompanha o pensamento do outro. A comunicação se esgarça e lá se vai a paz. Estamos precisando nos entender melhor para vivermos em paz. Muitos conflitos começam exatamente nos mal-entendidos.

A leitura bíblica de hoje descreve o dia em que virá o reinado de justiça de Deus, e essa descrição mostra como terão fim os ruídos na comunicação entre os homens. Todos enxergarão claramente, ouvirão facilmente, serão ajuizados, entenderão as coisas com clareza e inteligência. Não será mais preciso usar óculos, aparelho auditivo, repetir as coisas… Todos se entenderão sem dificuldades! Por isso, sem ruídos na comunicação, teremos paz e tranquilidade! Desde já, porém, quem deixa o Espírito de Deus governar sua vida pode contribuir pelo menos com uma amostra desse ambiente do reino de Deus. O mesmo profeta Isaías anuncia essa possibilidade quando diz (Is 50.4): Soberano, o Senhor, deu-me uma língua instruída para conhecer a palavra que sustém o exausto. Ele me acorda manhã após manhã, desperta meu ouvido para escutar como alguém que está sendo ensinado”. Que venha a nós o reino de justiça do Senhor! – LMS 

Uma linha desimpedida entre nós e Deus também eliminará os ruídos entre nós.