Reflexão

Quando será

LEITURA BÍBLICA: Atos 1.6-11
Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade (At 1.7).

Muitas vezes nos preocupamos com as coisas erradas, esquecendo‐nos daquilo que deveríamos estar fazendo. No último encontro dos discípulos com Jesus, antes de este subir ao céu, eles fizeram uma pergunta que lhes parecia essencial: “Senhor, será este o momento em que restaurarás o reino a Israel?” Na verdade, esta era a expectativa que os judeus, inclusive os discípulos de Jesus, tinham em mente. Havia sido prometido um reino a Israel, e agora eles estavam sob o jugo do Império Romano. Quando Jesus estava indo a Jerusalém, onde seria crucificado, os discípulos imaginavam que o reino esperado se manifestaria logo (veja Lc 19.11).
Agora, depois da ressurreição, em que Jesus mostrou o seu poder até sobre a morte, os discípulos tocavam novamente neste assunto. Mas a resposta de Jesus é taxativa: “Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade”. No original, encontramos aqui as palavras chronos e kairos. Chronos é o tempo corrido, cronológico, enquanto kairos são os momentos exatos e especiais da manifestação de Deus dentro da história. Na verdade, aqui não faz diferença: ambos estão no controle do Pai, e ele faz o que quer e quando quer.
Também chama a atenção a palavra “mas” no início do versículo 8. Esta conjunção introduz um contraste ou oposição à ideia anterior. Ou seja: além do fato de que não deveriam se preocupar com datas, sua tarefa era outra, a saber, testemunhar de Jesus e do seu Evangelho (v.8). Em resumo, Jesus está dizendo para eles: “Parem de se ocupar com aquilo que compete somente a Deus e façam aquilo que lhes foi designado”. Será que muitas vezes nós não fazemos o mesmo? Ficamos ocupados com inúmeras coisas que não nos dizem respeito e deixamos de fazer o que realmente é nossa tarefa? – CK

É preciso deixar que Deus faça aquilo que só ele pode fazer, concentrando‐nos naquilo que ele espera de nós.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s