Arquivo da tag: Reflexão

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖
21 de junho

Título – Sem forças

Leitura Bíblica: Salmo 121.        Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra (Sl 121.1,2).

Imagine-se na praia – após o banho de mar você está voltando à areia para descansar. Porém, quando a água ainda está batendo um pouco acima da sua canela, você cai sem forças para reagir; não chega a desmaiar, mas está caído de barriga para baixo, o rosto na água, tentando manter o nariz fora dela. Sem forças, tenta pedir ajuda para uma pessoa próxima, a sua voz não sai, não consegue mexer os braços e acha que vai desmaiar a qualquer momento. Também sabe que a próxima onda poderá cobrir a sua cabeça totalmente de água. A sua mente está funcionando, o seu corpo não, você começa a se desesperar, mas não tem como reagir ou pedir ajuda. Naqueles segundos que parecem uma eternidade, você não sabe o que vai acontecer em seguida. Que situação!

Na vida existem momentos assim. É como diz o dito popular: “desgraça pouca é bobagem”. Parece que todas as coisas ruins caem sobre você ao mesmo tempo. Além disso, vem um “amigo” e lhe diz que nada está tão ruim que não possa piorar. Com isso você se sente totalmente abandonado por amigos e pessoas queridas, sem forças para tentar alguma reação. O que fazer?

Se você se encontra numa situação assim, quero que se lembre do verso que lemos acima. O seu socorro virá do Senhor! Para isso acontecer, você precisa olhar para ele e clamar a ele, ou seja, você precisa crer que Deus existe e que ele está atento à sua vida 24 horas por dia e então pedir o socorro de que você precisa – e ele ajudará!

Algumas vezes pode até parecer que ele nos esqueceu, mas não é verdade. Deus não se esquece de ninguém, porém às vezes podemos passar por situações difíceis para crescer na fé em Deus ou para voltar a ter fé nele. Lembre-se: Deus jamais permitirá que você enfrente algo que vá além de suas forças. – HK

Deus é fiel e não permitirá que você sofra além do seu limite! Creia nisto!

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖
20 de junho

Título – Fé viva

Leitura Bíblica: Gênesis 22.1-18.        Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam (Hb 11.6).

Fé envolve confiança na lealdade, no saber e na veracidade de alguém. Pedro afirma que ela é preciosa, mais que o ouro (1Pe 1.7b). No caso da experiência de Abraão narrada no texto de hoje, sua confiança em Deus incluiu sacrifício. Mesmo assim, ele obedeceu. Também agiu assim quando Deus disse que deixasse sua terra e fosse para um local desconhecido para ele (Gn 11.1-9 e Hb 11.8). Apesar da difícil ordem divina para matar seu filho amado, Abraão não discutiu com Deus, nem lhe lembrou a promessa de que seria pai de uma nação numerosa (veja Gn 12.2, 15.1-6 e 17.1-8). Em Hb 11.19 vemos que sua fé resultava em esperança: “Abraão levou em conta que Deus pode ressuscitar os mortos e, figuradamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos”. Também no v 5 percebemos que ele acreditava que voltaria com o filho após o ato de adoração. Ele fez tudo o que Deus ordenou, mas não foi preciso tomar tão dolorosa atitude, pois o Senhor o impediu e providenciou um carneiro para o sacrifício – conforme o próprio Abraão tinha dito ao filho (v 8). Por estas e outras provas de sua confiança no Senhor, Abraão foi considerado o “pai de todos os que creem” (Rm 4.11-12) e incluído na galeria dos “heróis da fé” (Hb 11). 

É nos momentos mais difíceis que nossa fé é provada. Quando uma tempestade surpreendeu os discípulos no mar da Galileia, Jesus perguntou: “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?” (Mc 4.40). A verdade contida na Bíblia não nos trará a liberdade a não ser que seja aceita com fé. Uma perfeita declaração de fé de nada vale se não refletir uma vida transformada por Cristo. A fé verdadeira resulta em amor, consagração, libertação, alegria, esperança. Somente quando compreendemos o que Jesus fez por nós e confiamos nossa vida a ele podemos ter a certeza de vida nova e eterna com ele. – HM

A fé é a base de nosso relacionamento com Deus e da vida cristã.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖
19 de junho

Título – Novidade

Leitura Bíblica: Isaías 65.17-25   Assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova (Rm 6.4b).

No mercado de consumo, novidade é aquilo que gera negócios. Pode-se usá-la para fazer propaganda e atrair a atenção até convencer o público de que aquele produto é totalmente necessário (mesmo que até ali ninguém o tivesse e vivesse perfeitamente bem sem ele). As novidades atraem. Não sei se já houve outro tempo em que as pessoas almejassem tanto ter coisas materiais – sempre novas e diferentes – como hoje em dia. Ao menos as filas nas lotéricas, a procura pelo dinheiro fácil, a conquista de ter o último modelo são tão comuns que parece ser este o fim último das pessoas: ter sempre mais – nunca nos contentamos com o que temos.

Jesus também oferece algo novo, porém nada que se compare a qualquer produto que já exista, mesmo com toda a inteligência e tecnologia humanas. Jesus tem muito mais para oferecer do que uma casa nova ou um carro do último tipo. Ele tem moradas celestiais e eternas. E ainda mais que isso: novos céus e nova terra, algo tão especial que nenhum homem consegue copiar. E não há carro suficientemente moderno que possa chegar lá. Um mundo melhor é o produto que Jesus oferece, sem pranto, sem tristeza: uma vida melhor! Só que não há dinheiro suficiente no mundo que pague o que Jesus oferece. O requisito é dar absolutamente tudo – não bens materiais, mas a alma, a vida inteira, para que ele a transforme e também a torne nova. O preço da transformação ele mesmo pagou na cruz.

Que tal experimentarmos o novo de Jesus? Entregue sua vida a Jesus e experimente toda a novidade de vida que só ele pode dar!

Investimentos materiais, como casa e carro novo, exigem um bom seguro. Entregar a vida para Jesus proporciona segurança para toda a eternidade! – ACS/VS

Jesus oferece de graça uma vida nova que não envelhece nunca.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖
18 de junho

Título – Presença contínua

Leitura Bíblica: Ageu 2.1-9.      “Coragem! Ao trabalho, ó povo da terra!”, declara o Senhor. “Porque eu estou com vocês, declara o Senhor dos Exércitos” (Ag 2.4).

O povo de Judá era escravo na Babilônia, agora conquistada pelos persas. Quando foi levado para o exílio, um resto do povo sem significado aos olhos dos babilônios foi deixado na terra. Agora, com os persas dominando, a volta estava liberada. Durante o exílio, que durou 70 anos, a escravidão não foi tão severa. Alguns judeus tiveram seus negócios, progrediram, e voltar para a terra de origem não era muito vantajoso.

Deus, porém, tem propósitos muito mais elevados que os nossos. Ele levanta Neemias, Esdras e outros líderes, e estes começam a ocupar-se com a restauração tanto material como espiritual de Judá. Três ordens Deus deu aos líderes e ao povo: (1) Olhem para o passado. Que coisa gloriosa era o templo antigo! Lembram-se? O que isso prova? Prova que eu estive com os antepassados de vocês! Como nos esquecemos de agradecer as bênçãos do passado! Agimos assim porque, se nos lembrarmos delas, perdemos a desculpa de ser tão queixosos como somos! A seguir, (2) Deus ordena-lhes que se ponham a trabalhar e adianta-lhes o seguinte: Farei coisas que lhes provarão que eu estou com vocês também agora; portanto, mãos à obra! Finalmente, (3) Deus lhes prediz o futuro. E este maravilhoso futuro pertence a cada um de nós que vivemos nos dias de hoje. A vinda de Cristo, que com sua morte no Calvário por nossos pecados rasgou de alto a baixo o véu que nos separava de Deus (Mt 27.51), estabeleceu a paz para sempre, tanto para os judeus que nele creram como para os que não são judeus. Com isso cumpre-se a promessa de sua presença contínua com o seu povo. Deus é Deus de ontem e de hoje, e será Deus amanhã. – MJT

Tire os olhos das circunstâncias e você verá Deus bem próximo.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖
17 de junho

Título – Quase…

Leitura Bíblica: Marcos 10.17-22.   Agripa disse a Paulo: Por pouco você me convence a tornar-me cristão (At 26.28).

Um candidato quase foi aprovado no vestibular; um único erro o reprovou. Um time de futebol perdeu um pênalti no último minuto de jogo; quase foi campeão. Um político perdeu a eleição por alguns poucos votos; quase foi eleito. O mundo está cheio de pessoas quase bem-sucedidas, quase eleitas, quase universitárias, quase campeãs. Pouco faltou, mas ficaram no quase…

O mesmo ocorre na vida espiritual, mas aí o problema é mais grave, pois diz respeito ao destino da alma. Vestibular, campeonato, eleição podem ser recuperados, mas não a reconciliação com Deus. Diz a Bíblia que “o homem está destinado a morrer uma só vez e depois enfrentar o juízo” (Hb 9.27).

Jesus nos convida à paz com Deus, mas requer prioridade total. Nem o amor aos familiares, nem o apego aos bens ou aos interesses pessoais pode ficar acima do amor a Deus. A leitura bíblica de hoje mostra um jovem rico que, ao ouvir de Jesus que para entrar no reino de Deus só lhe faltava vender tudo o que tinha e dar a renda aos pobres, retirou-se triste porque era dono de muitas riquezas. Foi um quase salvo.

O rei Agripa também foi um quase salvo. Ao ouvir do apóstolo Paulo a respeito de Cristo, disse-lhe o que lemos no versículo em destaque e depois retirou-se. Ressentimentos, orgulho, inveja e apego ao mundo podem impedir-nos de superar o quase.

Ninguém entra no reino dos céus se não deixar o que não combina com a vontade e a santidade de Deus. Uma única decisão nos levará para junto ou para longe de Deus. No futebol existe a prorrogação, no colégio há recuperação, numa eleição pode haver um segundo turno, mas na vida espiritual pode não haver segunda chance.

O tempo é agora. O que é a nossa vida? É como uma neblina que passa e logo se dissipa (Tg 4.14). Não há fórmula alternativa. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim” (Jo 14.6). – MNL

Hoje Deus oferece sua graça e convida. Hoje…

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖
16 de junho

Título – Descanso

Leitura Bíblica: Gênesis 2.1-3.             No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou (Gn 2.2).

Vivemos num mundo que funciona num ritmo muito acelerado. Algumas cidades quase não dormem mais e praticamente não conhecem o dia de descanso. Como resultado dessa realidade, encontram-se cada vez mais pessoas com alto grau de stress e doenças decorrentes disso. Mesmo que nosso planeta e os ponteiros do relógio possam girar sem se cansar, nós não somos assim. É impossível funcionar 24 horas por dia e sete dias por semana sem sofrer consequências negativas. Nós temos necessidade de parar para descansar.

O texto que você acabou de ler fala da conclusão do trabalho de Deus na criação. Em seis dias ele concluiu os céus e a terra e tudo o que neles há. Ainda tinha trabalho a ser feito, pois Deus não apenas criou este mundo, mas dia a dia o sustenta. Contudo, deixa-nos o exemplo daquilo que seria necessário para sua criatura – o descanso. Se olharmos para a vida de Jesus, também perceberemos a importância que ele dava ao descanso. A certa altura ele convida seus discípulos para virem um pouco à parte e descansar (Mc 6.31). O descanso melhora nossa qualidade de vida e também aquilo que fazemos. Para algumas pessoas é extremamente difícil conseguir tempo para descansar. Muitas vezes seu emprego exige que trabalhem além das horas normais e frequentemente também no dia que deveria ser reservado para o descanso. Mas precisamos estar conscientes de que ir contra aquilo que Deus criou ou desrespeitar as suas orientações sempre nos prejudicará. Não somente nosso corpo sofre com stress e doenças, mas nossas famílias também começam a adoecer, pois o tempo de descanso é uma importante oportunidade para desfrutar da companhia dos nossos queridos. E se esse momento de estar juntos acontecer com menos frequência, a família pode começar a se desestruturar e muitas vezes sofre ruptura completa. – MP

O descanso faz parte do bom plano de Deus para sua vida.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖
15 de junho

Título – Vitória eterna

Leitura Bíblica: 1 Pedro 1.3-5.         [Deus nos regenerou] para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus (1Pe 1.4a).

Enfim estamos assistindo à tão esperada e desejada Copa do Mundo. Ela mobiliza milhões de pessoas ao redor do mundo todo e, desta vez, especialmente aqui no Brasil. Enquanto escrevo fico imaginando: será que neste ano a taça será nossa? Sinceramente, espero que sim! Estarei torcendo por isso. Mas esta ocasião é muito apropriada para refletir também sobre o campeonato da nossa vida. Na Copa do Mundo, 32 seleções disputam para ver qual é a melhor e levará a taça. Daqui a um mês saberemos quem venceu e quem foi para casa sem nada. Já quanto à nossa vida, é diferente: todos podem levar a taça, todos podem ser vencedores. Escrevendo para cristãos, Pedro afirma que Deus os regenerou para uma esperança viva por meio da ressurreição de Jesus Cristo. Existirá vitória maior do que esta? Será que a Taça FIFA de campeão do mundo, embora seja feita com quase 5 kg de ouro, pode ser comparada com a herança que os regenerados por Cristo receberão? A Taça Jules Rimet (chamada assim em 1946 – seu nome original era “Vitória”), foi confeccionada em 1929 com 3,8 kg de ouro e liga de prata. A cada campeonato mundial, o vencedor permanecia com ela até a edição seguinte da Copa. Criou-se então a regra de que se um país fosse tricampeão ficaria definitivamente com o troféu – e o Brasil foi vitorioso em 1958, 1962 e 1970. A Jules Rimet seria nossa para sempre. Ops! Em dezembro de 1983, ela foi roubada no Rio de Janeiro e muitos creem que foi derretida para a venda do seu ouro. Nunca mais se teve notícia da nossa taça. Gosto muito de futebol e estou torcendo pelo nosso país. Mas vou lhe contar um segredo: a minha taça jamais vai ser danificada ou perder seu valor, pois ela está guardada nos céus (veja o versículo em destaque). Onde mesmo está guardada a sua? – CK

Quem segue a Cristo já tem a vitória garantida e receberá uma “taça” eterna no céu.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖
14 de junho

Título – Coragem

Leitura Bíblica: Deuteronômio 31.1-8.     Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará (Dt 31.6).

Na vida enfrentamos situações difíceis. E nem sempre temos coragem para enfrentá-las. O texto que você acabou de ler é uma fala de Moisés, homem usado por Deus para libertar o povo de Israel da escravidão no Egito. É um registro das suas últimas palavras. Ao fim da sua vida, tendo em mente sua história, ele motiva Josué e todo o povo a ter coragem e a serem fortes. Moisés nem sempre foi forte e corajoso. Quando Deus o chamou para ser o líder do povo de Israel, ele tentou, de todas as formas, escapar dessa missão. Por medo, ele fugira do Egito e não estava disposto a voltar para lá. Mas, por fim foi convencido por Deus, e liderou o povo durante muitos anos, tanto na saída do Egito como na peregrinação pelo deserto. Não foi um trabalho fácil. Imagino que muitas vezes ele teve medo por causa do que estava à sua frente. Mas Moisés também aprendeu algo muito importante, que ele agora, ao fim da sua vida, transmite ao povo e a Josué. Eles não precisavam ter medo, pois o Senhor iria com eles, nunca os deixaria e nunca os abandonaria. Mesmo em meio a todas as situações difíceis que Moisés vivenciou, ele pôde experimentar a presença de Deus. E quando Deus está presente, é possível ser corajoso.

Mesmo que sua história seja diferente da história de Moisés, Deus continua sendo o mesmo. Também a você ele promete sua presença. Estas foram as palavras de encorajamento que Jesus deu aos seus discípulos: “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28.20b).

Quero motivá-lo a viver com fé em Deus mesmo quando o medo aparecer diante de algumas situações difíceis. Assim, o medo pode ser transformado em coragem para seguir adiante. Afinal, o próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. – MP

Coragem não é a ausência do medo, mas a certeza de que Deus está presente e cuidará de nós.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

13 de junho

Título – Béé!

Leitura Bíblica: João 10.7-16.       Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho… (Is 53.6a).

A ovelha tem a fama de não estar entre os animais mais espertos. Parece que só faz três coisas: come, bebe e grita “béé”. Ou seja, atende suas próprias necessidades básicas e, de resto, só grita. Diante disso, não parece propriamente elogioso o que a Bíblia diz sobre nós no versículo em destaque – e com certeza não concordaríamos com isso! Afinal, sabemos planejar, organizar, prevenir, analisar e lidar com toda sorte de problemas – é para isso que serve toda a nossa inteligência! Nós a usamos sempre… será mesmo?

Por exemplo: achamos que dizer coisas feias de forma bem complicada faz com que se tornem nobres. Bé! Ou então: se comprarmos de tudo, substituindo sempre aquelas velharias com mais de um mês de uso, seremos bem mais felizes. Béé! Ou ainda: se trocarmos de par a cada ano, estaremos bem mais “contextualizados”. Bééé!

Da mesma forma, é só criar uma porção de leis e regulamentos para que tudo melhore. Béééé! Mais: que basta prometer para que tudo no mundo ande direito. Béé, béé! Pensamos que basta afirmar que não há Deus para que ele realmente deixe de existir. Béé, béé, béé! E por aí vai!

Tudo grito de ovelha confusa! E o pior é que a ovelha quadrúpede ainda leva uma vantagem sobre nós: ela é sincera e não tenta disfarçar seus “béés”. Para ela, balido é balido e nada mais – é suficiente para expressar sua necessidade. Se o seu dono estiver por perto, ele ouvirá e socorrerá a coitadinha. Ela não precisa “psicologizar”, enfeitar ou formular de forma politicamente correta o que a estiver importunando.

Se for só um “balido” o que de fato resta a você, que tal dirigi-lo abertamente àquele que disse o que está na leitura bíblica de hoje? O nome dele é Jesus Cristo, e até hoje “ovelha” nenhuma que tenha soltado um béé em sua direção deixou de ser atendida! Você não será a primeira. – RK

O melhor lugar para uma ovelha é estar nos braços de seu pastor!

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

12 de junho

Título – Intervenção divina

Leitura Bíblica: 2 Crônicas 11.1-4   Voltem para casa, todos vocês, pois fui eu que fiz isso (2Cr 11.4c).

A nação de Israel, o povo de Deus, compunha-se de 12 tribos. Depois de ser governada pelo rei Davi e por seu filho Salomão, Deus anunciou que tiraria dessa família a maior parte do reino porque Salomão fora infiel. Isto ocorreu por meio de uma atitude tola de Roboão, filho e sucessor de Salomão, que ficou com apenas duas tribos. As outras dez escolheram Jeroboão como rei. Roboão decidiu reagir e, no texto que lemos hoje, ele reuniu 180.000 homens para guerrear contra Israel. Contudo, antes de tal guerra se iniciar, Deus mandou Semaías, um “homem de Deus”, dizer-lhes que não fossem guerrear, mas voltassem para casa. Entregue o recado, eles obedeceram à palavra do Senhor e desistiram de subir contra o rei Jeroboão.

Ao olhar de fora a situação, é espantoso que algo como um simples recado conseguisse impedir uma guerra iminente. Nós às vezes também nos vemos diante de “180.000” problemas nos ameaçando e parece que tudo está perdido, que o fim chegou.

Entretanto, Deus tem poder para fazer algo. Ele pode interferir nas situações mais difíceis porque ele é o dono delas, é quem permite ou não que as coisas aconteçam. É necessário ficar atento quando Deus envia uma solução para nos ajudar ou quando nos diz como proceder.

Semaías era um homem de Deus e cumpriu a missão de que foi incumbido. Será que nós também seríamos reconhecidos desta forma por nossa intimidade e obediência a Deus? Roboão, por sua vez, não buscou Deus e preferiu juntar milhares de homens para guerrear. Com qual dos dois nos parecemos mais? É melhor ser um Semaías, que ouviu a voz de Deus e, enviado, evitou a guerra, do que ser um Roboão que provoca guerra! – VS/ACS

Sejamos homens e mulheres “de Deus”.