Reflexão

Grande

LEITURA BÍBLICA: Mateus 11.7-15
É necessário que [Jesus] cresça e eu diminua (Jo 3.30).

Quando somos pequenos, queremos ser grandes. Há coisas que as crianças querem fazer, mas não podem, por isso desejamos crescer logo para ter mais liberdade. Então crescemos e recebemos os privilégios tão esperados. Mas o tempo vai passando e logo sentimos saudades da nossa infância, quando tínhamos tanto tempo para brincar, sem nos preocupar com nossas responsabilidades de adultos. Estávamos tão ansiosos em crescer que nem aproveitamos essa fase…
No texto que lemos hoje, Jesus disse que João Batista era grande – em importância. Ele foi o último grande profeta e sua tarefa era especial: preparar o caminho para o Messias tão esperado pelo povo de Israel. João nunca quis ser grande, como mostra o versículo em destaque, apenas cumpriu a missão dada por Deus.
Mas, ao mesmo tempo, ele era pequeno. Como pode ser isso? A questão é que, mesmo conhecendo Jesus e tendo o privilégio de batizá‐lo, João pertencia à antiga aliança. Nela, para obter o perdão divino por sua desobediência e seus atos maus, o fiel tinha de fazer um sacrifício. A morte de Cristo na cruz inaugurou uma nova aliança. Nela, temos livre acesso a Deus e já não é mais necessário cumprir diversas leis do Antigo Testamento. O cristão pede perdão diretamente a Deus, obedece aos ensinos bíblicos por amor a ele e cultiva um relacionamento pessoal e íntimo com seu Senhor. Quem pertence a esta aliança é privilegiado – sua entrada no Reino foi possibilitada pelo precioso sangue de Cristo!
Interessante que, assim como quando crescemos fisicamente, o amadurecimento espiritual também traz responsabilidades. Nossa vida deve condizer com o que cremos, e também devemos levar a mensagem de Cristo a outros. Ao mesmo tempo, entregar a vida a Cristo nos torna livres da escravidão ao pecado. Quando comparamos nossa vida sem Deus e a vida com ele, não resta nenhuma dúvida: a vida com Deus é infinitamente melhor! – VWR

Tamanho e importância não são documento – o que vale é o nosso relacionamento com Deus.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s