Reflexão ✅

De passagem

LEITURA BÍBLICA: Eclesiastes 1.1-8
Gerações vêm e gerações vão; mas a terra permanece para sempre (Ec 1.4).

O livro de Eclesiastes contém uma mensagem bem humana. A Bíblia jamais nega que o homem está sujeito a limites, e é exatamente essa limitação que ele não deve esquecer para que as ideias deste livro enriqueçam sua vida.

Eclesiastes foi escrito por um grande observador. O livro fala muito em vaidade (ou “inutilidade”), mas a melhor tradução seria algo como “não fazer sentido”. Ilustremos um pouco. Os homens se empenham em muitos afazeres. No entanto, no final das contas, a maioria dos esforços, buscas e propósitos humanos não faz sentido. O homem luta por muitas coisas, mas como ele é passageiro, acaba perdendo tudo o que conquista por sua luta. As coisas que permanecem estão ao alcance do homem, mas ele nada fez para que existissem. Os rios, os mares, o sol, o vento sempre permanecem, mas as gerações vão passando. Quando vou ao cemitério, costumo gastar um tempo lendo os epitáfios nos sepulcros. Sempre a mesma coisa: nasceu dia, mês e ano tal, morreu em… Centenas, centenas de sepulcros, todos com o mesmo registro.

O livro todo de Eclesiastes é um aviso. Cuidado! Não gaste sua vida em coisas sem sentido. No final do livro, o autor dá o mais importante dos recados. Já que estamos aqui de passagem, há uma coisa muito importante a fazer. Lembre‐se do seu Criador. Mas lembre‐se enquanto há tempo – antes que cheguem os dias da velhice. Quem for lembrar‐se do Criador só na velhice terá perdido a maior parte da vida, além de não poder mais aproveitá‐la bem ou de nem ter mais tempo para isso. A grande dificuldade do homem que se esquece de Deus é que deixar para lembrar‐se dele só na hora da angústia poderá ser desonesto.

Estamos de passagem, então busquemos o único bem definitivo: vida celestial. Isto nos dirigirá a empenhar‐nos somente naquilo que faz sentido – e isso é ser sábio. É o que o pregador do Eclesiastes nos quer transmitir. – MJT

Para nós, que estamos de passagem, servir ao Criador é o melhor alvo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s