Reflexão 💎

70 x 7

LEITURA BÍBLICA: Mateus 18.21-35
Jesus respondeu [a Pedro]: Eu lhe digo: Não até sete, mas até setenta vezes sete (Mt 18.22).

O que é mais difícil: perdoar ou pedir perdão? Creio que nenhum dos dois seja fácil. Quem não tem questionamentos sobre este tema? A Bíblia relata que um dos discípulos de Jesus Cristo, Pedro, tinha dúvidas a respeito do perdão. Certa vez, ele perguntou ao Filho de Deus: “Quantas vezes devemos perdoar a mesma pessoa que nos ofende?” Quem sabe, esta seja também a sua dúvida. Quando pensamos nisso, com certeza deve aparecer algum número. Pedro foi rápido, pois ele mesmo deu a sugestão: “Sete vezes?” Naquela época, a tradição dos rabinos ensinava que se deveria perdoar a mesma pessoa no máximo três vezes. Será que Pedro quis impressionar Jesus sugerindo que se deveria perdoar mais que o dobro do exigido? Seja qual tenha sido a intenção de Pedro, Cristo foi além quando respondeu o que está registrado no versículo em destaque. Não sei quanto a você, mas a primeira interpretação que faço ao ler este texto é multiplicá‐lo: 70 x 7 = 490 vezes. Será que Jesus revelou a fórmula perfeita que nos leva à quantidade exata para o perdão? Penso que é impossível contar que perdoamos quatrocentos e noventa vezes a mesma pessoa que nos ofende. É exatamente isso que Cristo quer nos mostrar. Enquanto buscamos por meio da nossa razão um cálculo para limitar o perdão, ele ensina que o nosso perdão tem de ir além: deve ser ilimitado. Será que conseguimos contar quantas vezes Deus já perdoou as nossas ofensas? Temos de lembrar que Jesus Cristo nos ensina a pedir ao Pai: “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores” (Mt 6.12). Não sei se pensamos nisso quando oramos o Pai Nosso, mas nesta parte confessamos que queremos que Deus perdoe nossos erros da mesma forma que perdoamos aos nossos ofensores. Como você tem praticado o perdão na sua vida? – DS

Quem conta seus perdões, não perdoou, porque perdoar é destruir a ofensa e não se pode contar o que não existe.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s