Reflexão ✅

Esquecer

LEITURA BÍBLICA: Levítico 16.1-10
Ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados (Is 53.5).

Você já viu um saquinho de pó onde se lê “essência do produto tal?” Como entendemos o aviso? Que há “poder” naquela pequena quantidade. Da mesma forma, podemos dizer que a tendência humana ao mal é como uma essência poderosa que “contamina” todas as pessoas e o mundo. E como é volúvel o coração humano! Deus sempre mostrou que, quando se tratava das relações do homem com ele, a coisa é séria. Os filhos de Arão morreram por tratarem com leviandade o que era sagrado. No v 2 há um aviso para o próprio Arão não esquecer a seriedade no seu relacionamento com Deus – ele não poderia entrar no lugar santíssimo a toda hora.

No texto de hoje, vemos as instruções dadas por Deus sobre o Dia da Expiação. Naquela oportunidade, o povo reconhecia sua incapacidade de fazer algo para consertar sua situação diante de Deus. Dois bodes seriam escolhidos; um morreria e o outro seria levado vivo ao deserto. O primeiro mostrava a gravidade da desobediência a Deus; o outro, a extensão da misericórdia divina. Os bodes traziam a mensagem de condenação e de perdão. Nossa desobediência a Deus leva à morte, mas podemos esquecer nossos erros após ser pago o preço – o sacrifício de animais naquela época e a morte de Cristo mais tarde (veja o versículo em destaque). Porém, jamais devemos esquecer nossa condição diante de Deus, o poder divino em perdoar e que ele não traz à tona nossos erros novamente.

Então, esqueçamos o que Deus perdoou e ao mesmo tempo lembremos o quanto isso custou para ele. O resultado será uma vida de alegria e gratidão. Na Bíblia, lemos sobre pessoas que cometeram graves crimes, como Moisés e Davi. Depois de perdoados, serviram a Deus sem voltar ao assunto. Nem eles, nem Deus. E nós, como respondemos ao perdão que Deus nos concedeu? – MJT

O que Deus fez por nós deve ser lembrado; o que ele já perdoou, descartado.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s