Reflexão ✅

E agora?

LEITURA BÍBLICA: 2 Reis 4.17-37
Clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará(Sl 50.15).

A mulher de que lemos hoje havia ajudado muito o profeta Eliseu, hospedando‐o regularmente, e ele quis retribuir a gentileza. Pôde então prometer‐lhe que ela teria um filho, algo muito importante para a mulher. Naquele caso, seria também nada menos que um milagre.

A leitura começa com o nascimento dessa criança e continua com o choque da morte súbita do menino. A reação da mulher é curiosa: larga tudo e vai procurar o profeta – nem mesmo informa o marido. Por quê? Esperança de reviver o filho ela não tinha, caso contrário não teria se queixado tão amargamente a Eliseu. Desejaria apenas desabafar? Ouvir algum consolo? Talvez. Mas parece que esperava, sim, algo mais, provavelmente sem saber direito o quê; afinal, o que se pode esperar diante da morte? Ainda fez questão que Eliseu a acompanhasse.

E este? O grande profeta também pareceu perplexo. Foi até o local, e fez a única coisa certa que podia: orou ao Senhor. Não sabemos o que ele disse a Deus naquela hora e também desconhecemos o sentido do ritual que executou em seguida, mas ele certamente cria que o menino pudesse reviver – caso contrário, por que tudo aquilo? De fato Deus atendeu à sua oração de um modo que a mãe certamente não esperava. Um drama com final feliz. Mas aquilo foi há muito tempo – e o que temos nós com isso hoje? Fico imaginando como eu reagiria no lugar da mulher ou do profeta. Ambos devem ter‐se sentido até traídos por Deus, que primeiro oferece um milagre para depois destruí‐lo. É compreensível que a mulher acusasse Eliseu e também Deus, indiretamente. Quero aprender com isto que é possível descarregar diante de Deus nossa angústia e frustração quando não o entendemos, mas também que é preciso contar com ele. Nem sempre teremos uma resposta tão alegre como aquela, mas a simples morte do menino já teria bastado para desesperar – por isso vale lembrar que Deus vai além dos nossos limites. – RK

Fé inclui dar o próximo passo mesmo sem conhecer o seguinte.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s