Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

24 de fevereiro

Título – Olhar além

Texto – Gênesis 3.1-7.  Mas os meus olhos estão fixos em ti, ó soberano Senhor; em ti me refugio (Sl 141.8).

Dizem que os olhos são a janela da alma. Isso porque a visão representa muito para nós. Na leitura bíblica vemos que o primeiro pecado foi concebido depois que os olhos de Eva se fixaram cobiçosamente em algo que Deus havia proibido. Da mesma forma que ela, muitas pessoas têm olhado o que não devem, sabendo ser errado, e caem em pecado. São revistas, sites, filmes, até mesmo lugares impróprios aos olhos de um cristão.

Jó, elogiado por Deus por sua integridade, tomava o cuidado de nem olhar para outras mulheres para evitar esta possibilidade de pecar. Ele não queria correr o risco de, achando a moça bonita, virar a cabeça enquanto ela passava, desejá-la e adulterar em seu coração. Acha absurdo dizer que simplesmente desejar uma mulher com a qual não se é casado equivale a um caso extraconjugal? Jesus disse que “qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora” (Mt 5.28-29a).

Jesus também afirma que “os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas” (Mt 6.22-23a). Podemos aplicar isso também à ganância e à inveja. Por vezes, vemos o que outras pessoas têm e damos lugar ao pecado, cobiçando suas posses e sendo ingratos com o que Deus nos dá. Obviamente Deus não criou nossos olhos como uma armadilha. Quando ele nos fez, “viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom” (Gn 1.31a). O olhar impróprio é resultado de nossa natureza caída, depravada pelo pecado. É necessário lutar contra as brechas que nossos olhos podem abrir, olhando com fé para além deste mundo, fixando nossos olhos “não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno” (2Co 4.18). – BB

Quem olha somente para Jesus se poupa de ver (e cair em) tentações.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s