Arquivo da tag: Reflexão

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

29 de setembro

Título – Alegria

Leitura Bíblica: Eclesiastes 2.1-11.          É [do Senhor] que vem a minha alegria! (Sl 104.34b – NTLH).

Certa vez, um ex-comandante de avião me contou que viajou para vários lugares e conheceu muitas pessoas, dentre elas celebridades, mas que não era feliz, só tinha momentos alegres. Quando o agito dos passeios e festas acabava, a realidade da tristeza e da solidão dominava-o; às vezes ficava deprimido e tinha vontade de morrer. Depois de aposentado vivia se enganando com fantasias para pensar que ainda era bem-sucedido. Mas o que adiantava isso? Estava só correndo atrás do vento, como diz o texto de hoje. Ele disse: “Meus familiares assistiam a toda essa loucura. Conheci quase o mundo inteiro e não me conheci internamente. Somente agora, seguindo Jesus, estou encontrando uma nova vida e digo que posso morrer hoje, feliz, pois sei que meu caminho é a eternidade. Quem não tem Jesus, não tem a vida eterna, pois ele mesmo um dia disse: ‘Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma’?” Segundo ele, estas palavras, registradas em Mc 8.36, bateram forte em seu coração.

Quando ouvi tudo isso, há mais de 25 anos, eu ainda não conhecia a Deus. Reagi com desprezo, dizendo que aquele negócio era uma tolice. Ele me respondeu, rindo: “Como uma tolice pode transformar a vida de um homem como eu?” Hoje vejo como fui rude. Quando falo sobre o amor de Deus, muitos reagem da mesma forma. Lembro-me do que o Senhor disse sobre Paulo: “Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis e perante o povo de Israel. Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome” (At 9.15-16). Muitas vezes, levar aos outros a mensagem de Jesus não nos trará o resultado esperado – muitos vão preferir continuar correndo atrás do vento. Mesmo assim, precisamos anunciar que a verdadeira alegria só pode ser encontrada em Deus. Não podemos esquecer que o sofrimento de um cristão não é eterno, mas sua felicidade sim! – ETS

Longe de Deus, podemos ter momentos alegres; com ele, somos felizes mesmo em meio ao sofrimento.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

28 de setembro

Título – Temor

Leitura Bíblica: Salmo 25.12-14.     Temam o Senhor, vocês que são os seus santos, pois nada falta aos que o temem (Sl 34.9).

Você teme alguém? Seu chefe, por exemplo, ou seu pai, as autoridades, a polícia? Por quê? Tem medo de algum castigo ou perseguição?

A Bíblia diz em muitos lugares que devemos temer a Deus. Dois deles são a leitura bíblica de hoje e o versículo em destaque. Mas é interessante que aqui não aparece nada que meta medo, pelo contrário: há uma porção de promessas para aqueles que temem a Deus. Aliás, o Salmo 34, de onde tiramos aquele versículo, diz muitas outras coisas boas sobre o temor a Deus. Por exemplo, que oferece proteção, sustento e refúgio. Portanto, temer a Deus não significa ter medo. Deus também já disse a pessoas assustadas e com medo que não temessem (confira Gn 15.1; Is 43.1; Lc 2.10).

Poderíamos dizer que a maior semelhança entre o temor a Deus e o medo está em lembrar-se de que com Deus não se brinca. Ele quer e deve ser levado a sério. É o nosso Criador, que nos dá a vida e pode tirá-la, embora os textos mostrem que seu maior desejo é de nos beneficiar. Quem teme a Deus assim acaba descobrindo o seu amor e passa a amá-lo também. Mais uma vez não existe nada de medo aqui. O apóstolo João diz em sua primeira carta que “o perfeito amor expulsa o medo” (1Jo 4.18).

Voltando à nossa leitura bíblica, o que ela diz sobre quem teme a Deus? Primeiro, que Deus lhe ensinará o caminho, ou seja, a melhor maneira de viver. Em seguida, diz que tal pessoa viverá em prosperidade, o que não quer dizer abundância de dinheiro, mas que sua vida andará bem, do modo que será o melhor para ela – podendo ser muito diferente de uma pessoa para outra. Finalmente, passará a conhecer cada vez melhor a Deus, o que só fará bem ainda maior à sua vida. Com efeito, o temor a Deus é a melhor base para uma vida bem-sucedida! – RK

Quem teme a Deus não precisa temer mais nada.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

27 de setembro

Título – Persistência

Leitura Bíblica: Josué 14.6-15.        Então Josué abençoou Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom por herança (Js 14.13).

Quando os israelitas sairam do Egito, Deus prometera que teriam uma terra para morar. Ao chegarem perto deste lugar, Moisés mandou doze espiões em uma missão de reconhecimento, a fim de preparar a invasão e expulsão das nações que viviam ali. Os espiões trouxeram boas e más notícias: a terra era maravilhosa, mas o povo era terrível e assustador. Calebe e Josué foram os únicos a confiar na promessa de Deus e acreditar que a vitória seria de Israel. Os demais espiões trataram de desanimar o povo, que caiu na conversa deles. Como castigo, Deus condenou o povo a vagar no deserto até que toda aquela geração adulta e descrente morresse. Apenas Calebe e Josué escapariam desse veredito. A Calebe, Deus fez uma promessa específica: “Mas como o meu servo Calebe tem outro espírito e me segue com integridade, eu o farei entrar na terra que foi observar, e seus descendentes a herdarão” (Nm 14.24). Apesar disso, Calebe e Josué foram obrigados a andar pelo deserto até que os adultos morressem.

Com tudo isso se passaram quarenta e cinco anos. Àquela altura, Josué tinha sucedido Moisés na liderança do povo, que agora já estava dentro de Canaã. A partilha da terra já começara. Foi aí que Calebe conversou com Josué, fazendo-o lembrar do que Deus dissera. Ele tinha uma fé positiva e havia crido na promessa de Deus. Nem mesmo a longa espera, testemunhando a morte de seus companheiros, abalara a sua confiança e determinação.

O que você faria se tivesse que esperar quarenta e cinco anos para poder ver a promessa de Deus realizada? Calebe foi persistente e não duvidou de Deus. Sua fé não dependeu das circunstâncias, mas de sua decisão de ser fiel ao Senhor. Com isso, não só recebeu sua terra, mas também força e disposição para desfrutar dela, apesar de já estar velho. Como vai a sua decisão de acreditar em Deus? – MM

Fé e persistência são requisitos básicos para receber as promessas de Deus.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

26 de setembro

Título – Insensível

Leitura Bíblica: Números 20.14-21.     Vocês, povo de Edom, serão castigados por Deus; ele fará com que todos fiquem conhecendo os pecados de vocês (Lm 4.22b, NTLH).

O texto que você acabou de ler mostra uma surpreendente recusa a um pedido bem diplomático. Moisés mencionou até que Israel já tinha passado por muitas dificuldades. Detalhe: os edomitas eram descendentes de Esaú (o irmão traído e enganado por Jacó, patriarca dos israelitas), portanto devem ter acompanhado a história daquele povo tão próximo. O rei edomita não foi nada compreensivo e até respondeu com violência. Aos israelitas coube seguir por outro caminho, mais difícil.

A atitude daquele povo me fez lembrar da insensibilidade que encontramos em muitas pessoas hoje. Elas não consideram o que estamos passando, só esperam que cumpramos nossas tarefas sem erros. Em vez de demonstrar compaixão, só dificultam as coisas. De atitudes assim resultam o desrespeito aos idosos e às pessoas com deficiência, a prática do assédio moral no trabalho e inúmeros problemas nos relacionamentos. Ficamos com a impressão de que ninguém se importa…

Ainda bem que Deus se importa! Muito tempo depois do ocorrido, o Senhor vingou Israel. Não somente por esta atitude arrogante do povo irmão, mas por seu ciúme, ira, ódio (Ez 35.11) e sua constante hostilidade – a gota d’água foi a ajuda prestada aos babilônios na invasão de Judá e a alegria demonstrada com a tragédia (veja Ob 1.13). O Senhor prometeu destruir os edomitas (há profecias sobre isso no Antigo Testamento, inclusive um livro inteiro, Obadias) e o fez – em 70 d.C., eles desapareceram.

Mesmo quando as pessoas forem arrogantes e insensíveis conosco, lembremos que Deus realmente se importa com nossa situa­ção. Às vezes, ele é o único que conhece e compreende o nosso sofrimento. Ele não nos cobra a realização de tarefas, mas oferece seu consolo e amor! Além disso, precisamos lembrar que é a ele que pertence a vingança – se esta for sua vontade, ele fará algo. – VWR

Em meio às dificuldades, a única fonte segura de ajuda é Deus. Ele está sempre atento!

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

25 de setembro

Título – Deus existe!

Leitura Bíblica: Apocalipse 21.1-7.        Diz o tolo em seu coração: Deus não existe! (Sl 53.1a).

Certa vez eu estava na sala de espera de um consultório médico. Como a consulta estava atrasada, resolvi puxar conversa com algumas pessoas para aliviar a tensão. Desenvolvemos alguns assuntos e, quando falamos de Deus, um senhor se identificou como ateu. Ele disse que para ser feliz não precisava de Deus, mas apenas de saúde, dinheiro, uma família unida e muitos amigos. Ele ainda elogiou aquele momento de descontração, dizendo que antes de vir ao consultório estava muito deprimido, mas aquela integração fizera com que ele esquecesse a tristeza e agora sentia-se muito bem.

Confesso que no momento fiquei chateado. Os outros estavam abalados e assustados com aquelas palavras. Respondi àquele homem que tinha ficado contente porque nossa conversa lhe trouxera alegria e perguntei a ele quem havia iniciado o assunto. Ele respondeu: “Foi você!” Então lhe disse: “Hoje eu quis desmarcar a consulta, mas Deus me trouxe aqui. Creia, era para lhe dar um pouco de alegria, pois você riu das minhas anedotas e das minhas respostas. Quero dizer que sou um servo de Deus e se o senhor pensa que ser feliz é viver nesse planeta, está enganado, porque a ‘felicidade’ aqui é maquiada. O senhor precisa de Deus, sim!” Sugeri que ele lesse o texto da leitura bíblica de hoje para ver e sentir onde podemos experimentar a verdadeira felicidade – no Céu! Continuei: “Então o senhor não é feliz? Está doente?” Ele riu, resmungou e me disse que tudo aquilo era coincidência. Respondi que iria orar por ele.

Deus existe e é tolice negar esta realidade. Porém, apenas crer nisso não nos torna filhos de Deus. É preciso entregar nossa vida a ele, confiando que Cristo morreu em nosso lugar e com isso possibilitou a restauração de nosso relacionamento com Deus. Quando nos arrependemos de tê-lo desagradado, ele nos transforma e nos dá a vida eterna. – ETS

Muitos creem na existência de Deus, mas poucos admitem que precisam dele.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

24 de setembro

Título – Reclamações

Leitura Bíblica: Êxodo 16.1-11     [Moisés disse ao povo:] Vocês não estão reclamando de nós, mas do Senhor (Êx 16.8c).

No texto de hoje encontramos um povo que entristeceu a Deus por causa da constante reclamação contra o seu líder, Moisés. Os israelitas chegaram a declarar que estavam com saudades do tempo em que viviam como escravos no Egito (v 3), uma verdadeira afronta ao Senhor dos Exércitos. Hoje, podemos comparar isto com a saudade que alguns têm da vida sem Deus – a forma mais grave de reclamação contra ele.

Lembro-me de uma amiga que vivia reclamando de dores lombares. Todos os domingos, após o culto na igreja, ela vinha me cumprimentar e dizia sempre a mesma frase: “Minha dor nas costas está me matando…” É bem verdade que eu estava no início de meu serviço a Deus como pastor, ainda com pouca experiência, mas impulsionado pela fé no poder de Jesus afirmei: “Vou orar por você durante toda esta semana, e no próximo domingo, após o culto, estarei aqui para receber a grande notícia que Deus a curou destas dores”. Passei a semana clamando ao Senhor pela cura daquela mulher e, confesso, estava ansioso para receber a confirmação de que Deus havia feito um milagre. Para resumir a história, após um abraço caloroso perguntei: “O Senhor a curou das dores lombares?” Qual não foi a minha surpresa quando ela respondeu: “Pastor, as dores nas costas foram curadas, mas agora estou com dor nas pernas e na cabeça, e além disso estou endividada…”

Para muitos, as reclamações simplesmente fazem parte do dia a dia. Existe gente que nunca está satisfeita com nada e vive reclamando de tudo. Lembremos que a Palavra de Deus declara que em todas as circunstâncias devemos ser agradecidos (1Ts 5.18). A insatisfação com tudo aquilo que Deus nos dá é uma ofensa a ele. Precisamos repensar nossas atitudes e eliminar todo e qualquer tipo de reclamação. – DMS

Façam tudo sem queixas nem discussões (Fp 2.14).

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

23 de setembro

Título – Deus é justo!

Leitura Bíblica: Salmo 10.1-18.       Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas (Hb 4.13).

Quando olhamos para nosso contexto tão injusto e corrupto, vemos que o salmo que lemos hoje é extremamente atual. A maioria das pessoas vive como se Deus não existisse e ninguém tivesse de prestar contas de seus atos. Pensam que a impunidade pode ser aplicada em nossa relação com Deus. Afinal, ele tem tolerado atitudes mesquinhas, abusos, violências… parece não defender nem ao menos seus filhos, ao mesmo tempo em que permite que os maus prosperem…

Porém, Deus não está distante dos que sofrem. Ele conhece todas as situações, os sentimentos mais íntimos das pessoas e suas motivações. Isso não deveria nos assustar, e sim servir de consolo. Lembrar que Deus é justo é nossa única esperança quando estamos sofrendo injustamente. Quando nada nem ninguém é justo, Deus é!

Jesus disse que “os que têm fome e sede de justiça… serão satisfeitos” (Mt 5.6). Deus vai agir! Mas, para quem ama a justiça, é difícil não ver aqui a punição de quem humilha, maltrata e faz outra pessoa cair em armadilhas. É preciso confiar na justiça divina, mesmo que esta seja aplicada apenas quando nossos inimigos estiverem diante de Deus no juízo final. O Senhor punirá os maus e honrará quem tiver sido fiel a ele – é isso que nos consola!

Não nos cabe questionar por que Deus não pune agora quem o afronta, nem é nossa tarefa pressioná-lo a agir (como se pudéssemos dar ordens a Deus!). Não importa quão pesado seja nosso sofrimento, a fé em Deus implica confiar em seu controle sobre todas as situações e esperar pelo seu agir. Podemos, sim, dar graças a Deus porque ele conhece tudo o que acontece conosco, o que está sendo arquitetado contra nós e também nossas reais intenções. É baseado neste conhecimento total e perfeito que ele nos julga! – VWR

A justiça de Deus é perfeita – vale a pena esperar por ela!

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

22 de Setembro

Título – Orientação

LEITURA BÍBLICA: 2 Timóteo 3.14-17.    Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro (Sl 119.97).

Lembro-me de que, quando criança, sempre ouvia alguma coisa sobre a Palavra de Deus. Em casa com os meus pais, na igreja durante os cultos, e principalmente no culto infantil. Mas também me recordo de que em nenhum momento naquela época realmente dava importância para aquilo que ouvia ou a colocava em prática. Somente na minha juventude, quando cheguei efetivamente à fé em Jesus Cristo, é que pude compreender o valor das Sagradas Escrituras para a minha vida. Mesmo que eu nunca tenha dado importância a essa Palavra na minha infância, tudo o que aprendi da Bíblia ainda estava gravado quando vim a crer de fato. Entendi que Deus sempre falou comigo, mas que eu nunca lhe havia dado ouvidos. Isso me fez compreender um pouco melhor um dos versículos do livro de Provérbios: “Ensina a criança o caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho não se desviará dele” (Pv 22.6 ARA). Conhecer a Palavra de Deus e ser instruído nela faz uma grande diferença em nossa vida.

Essa é a importância das Sagradas Escrituras que Paulo destaca na sua carta a Timóteo. No texto da leitura de hoje, o apóstolo quer animar Timóteo a enfrentar as dificuldades por meio da orientação da Bíblia. Paulo o lembra de que ele aprendeu sobre a Palavra de Deus desde a infância. Foi essa Palavra que lhe deu sabedoria e o levou para a salvação. A Sagrada Escritura é Palavra Deus que nos mostra o caminho para a salvação em Jesus Cristo. Se foi esta Palavra que ajudou Timóteo a encontrar o caminho certo, também será por meio dela que ele encontraria orientação e perseverança para vencer as batalhas da vida.

Você tem notado a importância da Palavra de Deus em sua vida? Busque orientação nela e perceberá a diferença que ela fará na sua vida. Somente por meio dela você encontrará o caminho para a reconciliação com Deus e forças para continuar nesse caminho. – DS 

Veja no Salmo 119 como a Palavra de Deus é importante: são 176 expressões da riqueza dela.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

21 de setembro

Título – Desobediência

Leitura Bíblica: Esdras 10.1-10           Enquanto esteve ali, não comeu nem bebeu nada, lamentando a infidelidade dos exilados (Ed 10.6).

O povo de Israel tinha uma aliança, um pacto com o Senhor. Nesta aliança havia algumas regras a serem observadas, e uma delas era que o povo deveria se manter fiel ao Senhor, não se misturando com outras nações por meio de casamentos (Êxodo 34.15,16). Isto era extremamente importante para que o povo se mantivesse firme nos princípios divinos, pois diminuía a influência no que dizia respeito à adoração a outros deuses. Entretanto, o povo desobedeceu a esta aliança, a ponto de ser levado cativo por este motivo. O texto de hoje mostra que muitos anos depois a situação de infidelidade e corrupção continuava a mesma. Essa foi a constatação de Esdras depois de o povo ter retornado do cativeiro babilônico. Quando Esdras chegou em Jerusalém, ficou sabendo que o povo continuava infiel à aliança (Ed 9), algo que ele precisava resolver.

É isso que a desobediência traz: problemas. Esdras era um dos líderes e precisava orientar o povo. Não seria fácil. Mas ele se preocupou com o povo e procurou fazer alguma coisa, levando-o a se conscientizar da situação. Na sequência do texto vemos como isso aconteceu. Ele não desanimou, por mais difícil que fosse resolver a questão. Para aqueles que realmente querem seguir ao Senhor, as orientações da Palavra precisam ser observadas. Nem sempre é fácil segui-las, pois muitas vão na contramão do que o mundo costuma esperar das pessoas. No entanto, é preciso lembrar que as consequências da nossa desobediência podem ser terríveis, atingindo muitas outras pessoas e trazendo sofrimento e angústia. Quando a desobediência ocorre, não adiante arrumar desculpas para justificar as atitudes. É preciso reconhecer o erro, mudar de comportamento e passar a obedecer às orientações de Deus, reconhecendo nelas o seu amor e cuidado por nós. – MZK/CK

Apesar da nossa desobediência, Deus pode ajudar a resolver as situações aparentemente sem saída.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

20 de setembro

Título – Viver o evangelho

Leitura Bíblica: 2 Timóteo 2.8-12.   Este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho (1Jo 5.11).

Até que ponto você está disposto a sofrer pelo evangelho? Até que o seu círculo de amizades se comprometa? Até o momento em que afetar o seu emprego? Até quando você correr risco de perder bens ou mesmo a própria vida? Quem sabe, para muitos até o momento em que a vida começar a ficar difícil. Num ambiente em que queremos evitar a qualquer custo qualquer tipo de sofrimento, também sofrer pelo evangelho não é a opção da maioria. Na verdade somente estaremos dispostos a esse sofrimento quando aprendermos o significado de viver o evangelho. O texto de hoje afirma que o evangelho é o anúncio de que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos. Portanto o evangelho não é uma promessa de prosperidade terrena, mas esperança de vida eterna.

Aceitar, crer ou viver o evangelho significa confiar, esperar e suportar tudo para receber a herança que Jesus Cristo conquistou sobre a morte. Talvez este seja o problema por que muitos não aceitam o evangelho. Afinal de contas, quem se importa com a vida eterna ou com a ressurreição dos mortos? Bom, se este assunto não for do seu interesse, cuidado! Você está tão ocupado pensando em como quer passar a sua vida terrena e passageira que não saberá como ou onde passará a sua eternidade.

Quando vivemos o evangelho, vivemos com uma esperança que não morre jamais, mas que se renova a cada dia e que traz consigo um novo sentido para a nossa vida. O texto de hoje demonstra que o apóstolo Paulo aprendeu o que significa viver o evangelho, a ponto de nem mesmo uma prisão o impedir de continuar a anunciá-lo e praticá-lo. Paulo sofreu e morreu com Cristo, mas um dia viverá e reinará com ele. Viver o evangelho é viver com Cristo em todos os momentos, desde agora até a eternidade. – DS

Se vivermos o evangelho de Cristo, com Cristo viveremos eternamente.