Arquivo da tag: Reflexão

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖
20 de agosto

Título – Clame!

Leitura Bíblica: Jeremias 33.1-3.      Antes de clamarem, eu responderei; ainda não estarão falando, e eu os ouvirei (Is 65.24).

Uma experiência marcante em minha vida aconteceu quando clamava a Deus para que me revelasse “coisas ocultas e grandiosas” (Jr 33.3). Logo depois aconteceram fatos por meio dos quais ele mostrou que eu deveria fazer uma viagem missionária a outro país juntamente com outros cristãos. Perguntava a Deus se era isso mesmo que ele queria e o que ele planejava fazer por meu intermédio, já que ainda não estava totalmente recuperada de uma enfermidade e a viagem ocorreria em duas semanas. Resolvi obedecer. O que Deus realizou naquela ocasião foi maravilhoso, principalmente na minha vida – inclusive a restauração completa de minha voz. Esta viagem não estava nos meus planos, mas já havia sido planejada por Deus, e ele revelou sua vontade em resposta ao meu clamor.

Ficamos admirados com pessoas que são grandemente usadas por Deus. Porém, não raras vezes perdemos o privilégio de cooperar em sua obra e perceber sua atuação em nós – não porque ele não queira, mas porque nós não temos intimidade suficiente com ele e não conseguimos ouvir sua voz. A boa notícia é que essa intimidade com Jesus está disponível a qualquer pessoa que entregar sua vida a ele. Ele revelará sua vontade a quem buscá-lo. Mas nem sempre Deus responde imediatamente. Nessas horas é preciso perseverar nessa busca. À medida que ficamos mais íntimos de Jesus, mais coisas ele nos revela acerca de seus planos e mais impulsionados ficamos em servi-lo. De nada adianta apenas conhecer o grandioso e surpreendente plano de Deus: precisamos estar dispostos a obedecer e colocar em prática sua vontade. Quando clamamos a Deus, ele revela o que devemos fazer e espera que obedeçamos. Quando realizamos aquilo que o Senhor deseja, não há prazer que nos deixe mais gratos e alegres. – IG

A atuação de Deus em nós depende de nossa busca por sua presença.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

19 de agosto

Título – Abrigo

Leitura Bíblica: Salmo 91.1-16.         Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio (Sl 91.2).

Segurança é uma das coisas que o ser humano mais busca na atualidade. Isso se dá pelo fato de estarmos expostos a todo tipo de perigo. Protegemos nossas casas da melhor maneira possível para evitar invasão alheia. Procuramos manter um antivírus atualizado em nosso computador para impedir que pessoas mal-intencionadas tenham acesso a nossas informações pessoais. Criamos programas de rastreamento cada vez mais eficientes para poder acompanhar pessoas, veículos ou propriedades em tempo real. Pais fornecem a seus filhos celulares a fim de poderem se comunicar constantemente para saber se está tudo bem. Contudo, por mais eficiente que seja a tecnologia atual, ela ainda é falha. Celulares ficam sem sinal dependendo do lugar em que se encontram. Sistemas de proteção podem ser desativados por pessoas capacitadas para isso. Não há como estar 100% seguro. Mas aquele que crê em Deus, que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-Poderoso pode estar seguro em qualquer lugar e situação. Enquanto a tecnologia tem limites, nosso Deus não é limitado. Para ele não existe algo que seja impossível, tudo é possível. A tecnologia pode nos ajudar a entender a onipotência e onipresença de Deus. Vamos pensar no sinal de um celular. Ele pode me conectar com qualquer pessoa, em qualquer lugar deste mundo, bastando que ela também esteja onde há sinal. Mesmo que eu não o veja ou sinta, o sinal está presente. Assim Deus está presente – e não depende de torres de transmissão e satélites. Com ele sempre podemos estar conectados, ele não fica sem sinal.
Quero desafiá-lo a fazer do Senhor o seu abrigo. Mesmo em meio a tanta insegurança neste mundo, com ele você está 100% seguro. Sugiro que você leia novamente o texto indicado para a leitura de hoje e perceba como o Senhor pode protegê-lo. Em Deus você pode confiar, ele não falha. – MP

Habitar no abrigo do Altíssimo é um excelente investimento em segurança que não falha.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

18 de agosto

Título – A lei e Cristo

Leitura Bíblica: Hebreus 10.1-10.        Não pensem que vim abolir a Lei e os Profetas; não vim abolir, mas cumprir (Mt 5.17).

Para que o homem possa adorar a Deus, ele tem de estar em condições de se apresentar ao Senhor. Os homens inventaram muitas formas de atingir esse patamar, mas todas elas são enganosas. Simplesmente pertencer a uma comunidade religiosa não coloca o homem em condições de adorar a Deus. Se fosse assim, os que pertencessem a alguma outra comunidade não cumpririam o requisito e não poderiam adorar a Deus. Uma liturgia religiosa pode levar os homens a se lembrarem dos seus pecados, mas não pode livrá-los deles.

A primeira das bem-aventuranças proferidas por Jesus em Mateus 5 é a pobreza (ou humildade) de espírito. É apresentar-se de mãos vazias diante de Deus, pois qualquer oferta virá manchada de pecado, e Deus não pode recebê-la como pagamento desse pecado. Assim chegamos a Deus pobres e saímos com a maior de todas as riquezas: a posse do Reino dos Céus.

Em Mateus 5.17 Jesus afirma que veio cumprir a Lei. Assim, não estava sujeito a nenhuma punição, mas ele veio assumir a nossa. Sofreu em nosso lugar. Se aceitarmos isso, não seremos castigados, pois Jesus já suportou o castigo. Ao fazê-lo, Cristo veio cumprir a vontade de Deus, razão por que seu sacrifício é válido diante de Deus.

O texto diz que a Lei é sombra, não realidade. A realidade veio com Cristo. Estamos em condições de adorá-lo. Estamos justificados de nossos pecados. Podemos aproximar-nos dele, pois a sua morte nos purifica. Cristo cancelou a condição passageira e estabeleceu a condição definitiva. Não há nada de errado na Lei; errado é usá-la de modo incorreto. Basta não cumprir um mandamento e já perdemos a condição de adorar a Deus. Usar a Lei com o objetivo de agradar a Deus só leva ao orgulho. Deus recebe como filho quem vem a ele confiando apenas no mérito de Cristo. – MJT

A fé em Cristo habilita-nos a adorar a Deus verdadeiramente.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

17 de agosto

Título – Retidão

Leitura Bíblica: Provérbios 4.10-19.   …vocês foram ensinados … a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade (Ef 4.22,24).

A leitura bíblica de hoje fala em andar por veredas (caminhos) retas, e o versículo em destaque ensina a viver em santidade (que outras traduções da Bíblia chamam de retidão) e também em justiça.

Explicando: qualquer objeto de uso que funcione bem passa por processos de ajuste e talvez de retificação quando é fabricado, para que tudo esteja correto com ele. Não sobram dúvidas, desvios, falhas, sobras – tudo está no devido lugar e por isso podemos usá-lo com confiança: o que ele promete é verdadeiro.

Mas o que nos interessa aqui não são objetos, e sim a nossa vida. Neste caso, retidão ou santidade significa viver e agir segundo os padrões de Deus, sob a sua orientação. Juntando tudo isso, a leitura bíblica ensina que proceder assim é ser sábio, ou seja, saber conduzir a vida de modo conveniente. Curiosamente, ela também afirma que esse procedimento reto nos livra de obstáculos e tropeços. Como? Afinal, a vida é cheia de dificuldades: toda hora algo nos atrapalha, e muitas vezes parece bem melhor sair da linha reta e contornar aquilo, dando jeitinhos quaisquer, o que com certeza não tem nada a ver com retidão! Quem avança direto para cima do obstáculo arrisca-se a bater de frente nele e se dar mal. E então? A chave está na santidade (veja acima). Quem leva uma vida santa ganha de Deus a sabedoria para não contornar os obstáculos nem bater ou tropeçar neles, mas para saber manejá-los e tirá-los do caminho.

Ah, sim – tudo isso pode ser muito bonito, mas é um bocado teórico, não é? Bem, sugiro então simplesmente começar a praticar. Fale com Deus sobre tudo aquilo que tem causado problemas em sua vida, peça sua orientação e aguarde ou, como propõe o apóstolo Pedro: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês” (1Pe 5.7). – RK

A diferença entre sabedoria e esperteza é a mesma que entre uma régua e uma serpente.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

16 de agosto

Título – Transformado

Leitura Bíblica: Gênesis 3.8-15.      Assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos (Rm 5.19).

Criado por Deus, o homem se afastou dele e foi expulso do Paraíso. Mas Deus prometeu que o traria de volta para perto dele, enviando seu próprio filho. Jesus veio ao mundo e por sua morte em nosso lugar se tornou o meio pelo qual o ser humano pode reconciliar-se com Deus (Cl 1.19-20). Após a desobediência de Adão e Eva, a imagem divina foi corrompida, mas o Pai está sempre à procura de suas criaturas e deseja transformá-las para que se tornem uma imagem de Cristo (Rm 8.29). Em Jesus, a paz entre Deus e o homem é restabelecida e um relacionamento íntimo se inicia. Agora tudo é novo!

Quando o cristão é transformado por Deus, deixa de se apegar somente a este mundo para focar-se no sobrenatural. A partir do momento de entrega de vida a Cristo, há nele um novo alvo. Ele passa a servir a Cristo e é liberto do domínio das coisas materiais, que já não têm mais a última palavra em sua vida. Um cristão me disse recentemente que, depois de visitar um shopping center, volta para casa mais rico, pois não permitiu que as vitrines fascinassem sua mente e o levassem a gastar sem necessidade. Sua vida está controlada por Jesus e então ele pode contribuir para que a obra de Deus se realize e também ajudar mais os pobres. Essa é uma atitude de alguém transformado pelo poder de Jesus.

O homem sem Cristo em sua vida está afastado de Deus. E seu interesse está apenas no que é transitório, que passa como uma folha seca levada pelo vento. É uma vida fútil. O cristão, contudo, alicerçado nos ensinos de Cristo, sabe que sua vida vai sendo transformada dia a dia por Deus. Ele não vive apenas para este mundo, pois recebeu a vida eterna!

Qual é a sua situação? Entregue sua vida a Cristo e deixe que ele a transforme! – JG

Quando Deus age em nossa vida, tudo muda – inclusive nós mesmos.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖
15 de agosto

Título – Oração

Leitura Bíblica: Lucas 11.1-4.    Conceda-me o Senhor o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida (Sl 42.8).

Cada um de nós tem sua vida pessoal. Na igreja, porém, existe uma vida comum quando nos unimos em oração – individual ou publicamente. Manter comunhão e orar com irmãos ajuda a crescer espiritualmente. Jesus diz que, se dois concordarem a respeito do que pedirem, o Pai o fará, pois onde dois ou três se reunirem porque são dele, ele estará presente. Todavia, nada substitui o diálogo com Jesus na intimidade. O mesmo Senhor nos instrui a fecharmos a porta e orar secretamente, a sós, pois o Pai que conhece todos os segredos nos atenderá. Jesus teve momentos em que orou sozinho, mas também orou com os discípulos, ensinando-lhes a oração chamada de Pai Nosso. No entanto, para orar não existe técnica, caminho ou estratégia. A resposta de Deus à nossa oração pode ser “sim”, “não” ou “espere”. É o exercício da paciência, fruto demorado a amadurecer, que nos ensina a perseverar, porque muitas vezes o que mudará será a circunstância, e o nosso ponto de vista tão firme torna-se diferente quando é moldado por Jesus. Não há necessidade de uma posição especial. Para ser ouvido, você não precisa estar de joelhos, orando freneticamente. Oração é algo que se faz o tempo todo, não importa o que esteja ocorrendo. Podemos orar deitados, de joelhos, andando pelo caminho, em pé no ônibus, dentro do carro em um congestionamento, na praia, diante de um pôr-de-sol, na chuva. Não existem palavras que possam expressar o que significa orar. Ainda assim, quando estamos em crise, muitas vezes exclamamos: “Agora, só Deus!” como se ele fosse nossa última esperança. Não! Deus tem de ser a primeira opção. Pode ocorrer uma batalha no nosso coração entre nossa incapacidade e a esperança da intervenção de Deus. A oração sempre será uma âncora nos tempos de turbulência, esteja você orando com irmãos ou na solidão de seu quarto. – AP

Sozinho, em dois, em três, não importa – ore.
  

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

14 de agosto

Título – Bom é ter amigos

Leitura Bíblica: Jó 2.11-13.                      Se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante (Ec 4.10 ARC).

O texto de hoje mostra três amigos verdadeiros. Amigos que, ao saberem do infortúnio de Jó, apressaram-se em ir ter com ele para consolá-lo e confortá-lo. Amigos que se condoeram da desgraça dele e choraram por ele. Que ficaram ao seu lado sete dias e sete noites sem lhe dirigir a palavra em respeito à sua dor e talvez aguardando o momento certo para falar.

Na sociedade moderna tende a predominar o “cada um por si e Deus por todos.” Muita gente diz que já não existem amizades sinceras, e muitas amizades se rompem por pouca coisa, provando assim que não eram sólidas. Há os que duvidam de todos que tentam se aproximar. E outros se dizem amigos, mas são reprovados na primeira prova.

A Bíblia tem diversos versículos sobre amigos e amizades. E se é verdade que alguns deles relatam decepções (Sl 41.9), outros falam de amizades profundas e sinceras, como a de Jônatas e Davi (1Sm 18.3). O próprio Jesus sabia que seria traído por um que estava entre seus amigos. Mas isso não o levou a duvidar de todos os demais. 

Mesmo com o risco de decepcionar-se, ter amigos é muito bom! E felizes aqueles que têm amigos sinceros, que se alegram com suas conquistas e choram com suas perdas. Que não dizem aquilo que seu amigo quer ouvir, mas o que precisa ouvir. Que exorta quando o amigo está no erro, mas não julga os seus atos. Que declara a todos os valores do amigo, mas não expõe os seus defeitos. Que o ama pelo que é e não pelo que tem. Que sempre atende o amigo nas horas mais difíceis e abre mão dos próprios interesses para socorrê-lo. Que, quando erra, pede ao amigo que não siga seu exemplo, pois deseja algo melhor para ele. Ter amigos é ter um tesouro de valor incalculável. Por isso, ame, valorize, retribua e respeite os seus verdadeiros amigos. – CPB

Quem encontra um amigo encontra um tesouro.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

13 de agosto

Título – Auxiliar fiel

Leitura Bíblica: Josué 1.1-9.         Moisés partiu com Josué, seu auxiliar, e subiu ao monte de Deus (Êx 24.13).

Quem era o homem sobre o qual lemos hoje? Josué era fiel a Deus e ao seu líder Moisés. Como seu auxiliar, estava sempre junto daquele que conduzia o povo de Israel à terra prometida pelo Senhor. Quando Deus disse para Moisés subir ao monte, Josué também foi com ele (veja o versículo em destaque). Lá, o Senhor entregou as tábuas de pedra com a lei e os mandamentos para a instrução do povo (Êx 24.12-14). Josué também estava entre os doze líderes enviados para espiar Canaã. Somente ele e Calebe incentivaram o povo a conquistar a terra, seguindo as ordens de Deus e demonstrando confiança em seu poder, enquanto os outros dez espias trouxeram um relatório negativo e foram punidos por isso, juntamente com o povo que concordou com eles (Nm 13-14).

Enfim, Josué foi escolhido para ser o sucessor de seu líder: “O Senhor disse a Moisés: Chame Josué, filho de Num, homem em quem está o Espírito, e imponha as mãos sobre ele. Faça-o apresentar-se ao sacerdote Eleazar e a toda a comunidade e o comissione na presença deles. Dê-lhe parte da sua autoridade para que toda comunidade de Israel lhe obedeça” (Nm 27.18-20). Desta forma, ele acompanhou a trajetória de liderança de Moisés até que este morreu. No texto de hoje lemos que, depois disso, o próprio Deus se apresenta e lhe “passa o bastão” para que ele conduza o povo de Israel na conquista e posse de Canaã. Para ter sucesso no empreendimento, era preciso cumprir certos requisitos: ser forte e corajoso; obedecer a toda a lei de Deus dada por intermédio de Moisés sem se desviar dela; falar as palavras da lei e meditar nelas para cumpri-las. 

Sua vida é exemplo para nós hoje. Não importa se somos auxiliares ou líderes, se desejamos ter sucesso na tarefa que Deus nos ordenar precisamos aprender com pessoas fiéis e também conhecer, praticar e proclamar a Palavra de Deus. – MM

Ser fiel a Deus e à sua Palavra é o principal requisito para ter sucesso na vida cristã.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

12 de agosto

Título – E agora?

Leitura Bíblica: 2 Crônicas 6.1-12.      Ao nascer do sol atravessou Peniel, mancando por causa da coxa (Gn 32.31).

O que a leitura bíblica de hoje terá a ver com o versículo em destaque? Bem mais do que parece: na leitura, o rei Salomão inaugura o novo templo em Jerusalém; o santuário de Israel passa de uma barraca sem lugar fixo para um edifício grandioso (vale a pena ler não apenas o trecho indicado aqui, mas também o que consta antes e depois). No versículo destacado, Jacó retornava com toda a família do estrangeiro para sua terra e acabara de passar uma noite crítica em que teve um encontro e até uma luta com Deus (o nome “Peniel” significa “face de Deus”). A partir daí, sua vida teria outro padrão. Portanto, ambos os textos tratam de transição – termina uma etapa e começa outra, bem diferente. Nos dois casos, a presença e a interferência de Deus têm um papel decisivo – e isso levanta mais pontos em comum: uma das marcas desses encontros com Deus foi a humilhação. Jacó saiu de lá mancando – a partir de então, ele não correria mais por aí como queria, mas a lesão na coxa o lembraria sempre da sua dependência de Deus. Já Salomão admite, na sequência do texto lido (v 18), que toda a glória daquele edifício é bem precária diante do Senhor. Jacó reconhece a nova chance que Deus lhe dá e Salomão expõe sua confiança na misericórdia de Deus sobre si e seu povo. Na inauguração do templo, Deus se manifesta logo depois de forma visível e impressionante; para Jacó, seguiu-se como novidade a reconciliação com seu irmão, algo menos espetacular, mas marcante para a restauração de vida que Deus proporciona. Todos nós passamos por transições na vida: termina uma etapa e começa outra bem diferente. A forma disso pode ir de festa até trauma, mas reorienta nossa trajetória. Para tais momentos, não seria então uma boa receita aprender com Jacó e Salomão a entregar o passado a Deus com humildade e receber o futuro dele confiando em sua misericórdia? – RK

“Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará” (Tg 4.10).

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

11 de agosto

Título – Obedeça!

Leitura Bíblica: 1 Samuel 15.1-23.     De que me serve o incenso trazido de Sabá, ou o cálamo aromático de uma terra distante? Os seus holocaustos não são aceitáveis nem me agradam as suas ofertas (Jr 6.20).

Quando vou preparar um prato novo, geralmente sigo a receita à risca. Certo dia, porém, achei que o bolo de fubá ficaria ainda mais gostoso se eu acrescentasse um pacote de coco ralado. Pensei que isso não traria nenhum estrago, mas enganei-me: o bolo não assou como deveria. Da obediência depende muitas vezes o sucesso de uma empreitada; já a desobediência pode levar ao fracasso. Saul recebeu instruções da parte de Deus sobre como proceder em determinada situação, mas seguiu apenas parte delas. Como eu fiz com o bolo. Afinal, quem nunca desobedeceu na vida? Crianças são craques em fazer isso, mas ainda não têm discernimento sobre as consequências que suas atitudes podem trazer. Os adultos, entretanto, sabem que ao desobedecerem a uma regra ou ordem poderão estar comprometendo os resultados de alguma coisa. No caso de Saul, seu reinado foi prejudicado, pois Deus o rejeitou (v 23) e escolheu outro para assumir seu lugar.

Para realizar o que o Senhor deseja, muitas vezes fazemos algum tipo de sacrifício – como abrir mão de nosso conforto para proclamar a mensagem de Jesus aos que não o conhecem ou para ajudar os que precisam. Mas sacrifício por si só não basta: é preciso, antes de tudo, ter disposição para obedecer. Se você tem se preocupado apenas em praticar boas ações ou rituais religiosos, esqueça! Tais atitudes não alegram ao Senhor se você não obedecer à sua Palavra e aos seus mandamentos. Em 1 Coríntios 13.3 lemos que ainda que você distribua todos os seus bens aos pobres e entregue seu corpo para ser queimado, sem amor aquilo não tem valor algum. Quem ama, obedece – então, aquele que ama a Deus deve obedecer aos seus ensinos e ao que ele ordenar! – CPB

Rituais sem obediência são embalagens sem conteúdo.