Arquivo da tag: Reflexão

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

30 de agosto

Título – Dilemas

Leitura Bíblica: 2 Crônicas 32.1-8.     Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir (Sl 25.12).

“Se ficar, o bicho come; se correr, o bicho pega”. Essa situação é o que se chama de dilema – o que quer que se faça, parece estar errado.

O trecho bíblico que você acabou de ler é um pequeno recorte da história do rei Ezequias, de Judá – valeria a pena ler também o que vem antes e depois. Ezequias foi um rei muito fiel a Deus, dedicado a cumprir bem a lei que Deus dera ao seu povo. Agora, porém, ele encarava um dilema: apesar de sua fidelidade a Deus, o exército assírio invadira o país e ameaçava seriamente Jerusalém, a capital. Seus recursos militares eram mínimos diante do poderio assírio. E agora? Deveria tentar defender-se assim mesmo e entrar para a História como herói morto ou não deveria fazer nada além de orar e confiar em Deus – e passar por irresponsável e covarde? Esta história aparece em mais duas passagens da Bíblia: 2 Reis 18-19 e Isaías 36-37, com mais detalhes sobre o dilema de Ezequias.

O texto lido relata que ele tomou ambas as atitudes. Primeiro, fez o pouco que pôde, mobilizando o exército que tinha. Em 2 Reis consta que fez até mais: negociou com o rei assírio e chegou a pagar um tributo a ele – aí talvez passando do limite porque chegou a recorrer a tesouros do templo de Deus para isso – e não teve sucesso. Em seguida, apresentou seu dilema a Deus, reconhecendo sua insuficiência e clamando por socorro. A continuação do relato mostra que Deus honrou sua fé e puniu a prepotência do assírio. Creio que podemos tirar daí algumas lições para os dilemas que às vezes também enfrentamos: (1) É fundamental manter-se fiel a Deus; (2) não ser negligente e fazer o que se pode. Afinal, nossos recursos também provêm de Deus; (3) confiar a verdadeira solução ao Senhor – ele poderá então usar nossos recursos ou não (no caso de Ezequias, dispensou-os) e, (4) passado o problema, render a devida glória a Deus. – RK

Agindo ou esperando, a chave do dilema é que Deus seja engrandecido.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

29 de agosto

Título – Alegria

Leitura Bíblica: Salmo 30.            Encheste o meu coração de alegria, alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho (Sl 4.7).

Fui com meu filho comprar um carro usado. Procuramos em várias revendedoras e enfim encontramos um do jeito que queríamos. O vendedor nos atendeu muito bem, com um sorriso maravilhoso. Demos uma volta com o carro e resolvemos fazer o negócio. Esperamos aquele funcionário alguns minutos, pois ele estava ocupado com outra pessoa – provavelmente seu superior. Quando terminou veio nos atender. Agora estava com o rosto fechado, bravo, irritado e quase não conseguia falar. Fiquei com pena daquele jovem. Calmamente eu lhe disse: “Sou cristão e aqui está meu telefone. Ligue-me mais tarde e então falaremos quando você estiver mais calmo”. Naquele instante seu semblante mudou: “Ah, eu já sabia que o senhor é cristão”, disse-me, bem mais tranquilo. Fizemos o negócio. Aquele jovem estava precisando da alegria que Jesus produz na vida daqueles que nele confiam. A alegria do cristão não está baseada em tradições, ensinos humanos ou numa boa posição no trabalho, mas numa pessoa: o Senhor Jesus. Quando temos a alegria vinda de Cristo e a demonstramos em nosso viver diário – em tudo o que fazemos – as pessoas ao nosso redor podem notar isso facilmente. Um senhor afirmou que seu colega de trabalho usava um creme especial no seu rosto para fazê-lo brilhar. O colega, um cristão, disse que não usava nada. “Usa sim, porque você tem um brilho diferente e está sempre alegre”. Tal alegria é como um remédio que atinge as pessoas próximas ao cristão. É o sentimento que J. S. Bach expressou na sua maravilhosa música “Jesus, alegria dos homens”. Ela faz com que as pessoas perguntem “Por que seu rosto brilha?”, muda o comportamento de um vendedor de carros, inspira um compositor e transforma o ambiente em que vivemos. É a alegria espiritual produzida pela presença poderosa de Jesus naquele que nele crê, independente da circunstância que se esteja vivendo. – JG

Mesmo nos momentos difíceis, o cristão é alegre porque sabe que Deus está no controle de tudo.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

28 de agosto

Título – Humilhados

Leitura Bíblica: Salmo 119.78.    Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro (Sl 40.1).

Tive recentemente um professor que não perdia a oportunidade de humilhar um ou outro aluno. Infelizmente não fui aprovada direto em sua disciplina e compareci num sábado para a revisão que ele havia marcado. Junto com mais três colegas assisti à revisão, que serviu mais para rechaçar-nos do que para rever o conteúdo. Fomos terrivelmente humilhados e, para nos colocar ainda mais para baixo, ele disse que na licenciatura só entram os últimos cinco alunos do ENEM, a “raspa do tacho”. Era visível no rosto de cada aluno a humilhação. Sentimo-nos os piores dos piores, pois além de sermos da licenciatura, éramos os que não tivemos capacidade de passar direto na disciplina do tal professor.

Saí da aula aniquilada. Cheguei em casa com a cabeça latejando e sem fome alguma. Perdi a vontade de sair no fim de semana e fiquei sem ânimo para continuar estudando. Cheguei a ter raiva de mim por ter escolhido um curso tão sem valor para a sociedade. As palavras do professor martelavam na minha mente e me traziam profunda angústia.

Mas em oração falei com o Senhor: “Não posso aceitar que as palavras de um ímpio, um ateu, na verdade, me coloquem para baixo.” Não poderia me deixar abater pelas palavras de um homem que nem crê em Deus, quando eu creio num Deus que me faz vencedora e diz que está comigo o tempo todo. Então pedi ânimo ao Senhor para continuar estudando, e pedi mais: disse que queria ser aprovada, mas não com a nota mínima necessária, mas com uma boa nota, para mostrar ao professor que eu sou capaz de aprender, sim.

Quando saí da prova na segunda-feira não me sentia muito esperançosa, mas havia paz dentro de mim. No dia seguinte, uma colega me ligou dando a boa notícia: eu estava aprovada. E com uma nota alta. Esperei confiantemente no Senhor e ele me ouviu. Aleluia! – CPB

A graça de Deus sustenta quem nele confia.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

27 de agosto

Título – Aos jovens

Leitura Bíblica: 1 Pedro 5.1-11    Lancem sobre [Deus] toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês (1Pe 5.7).

Em geral, os adultos têm saudades de quando eram jovens. As preocupações atuais os levam a esquecer que naqueles tempos também tiveram suas ansiedades. É na juventude que temos de escolher a carreira a seguir, o companheiro para ir conosco até nosso último dia (embora isso não seja considerado um valor absoluto em nossa sociedade, é importante lembrar que é um princípio bíblico) e onde iremos nos instalar. Em geral, são preocupações muito maiores do que as da vida adulta. Porém, no versículo em destaque Deus nos convida a deixar que ele cuide de nossas ansiedades, seja qual for nossa idade.

Do texto que lemos hoje podemos tirar também outras lições. Pedro recomenda aos jovens que se sujeitem aos mais velhos. Os conflitos entre as gerações causam muitos problemas. A rebeldia pode trazer consequências para o resto da vida, ainda mais se for acompanhada de zombaria, ironia, resistência às autoridades e às leis, hipocrisia, vaidade e orgulho – atitudes que dificultam profundamente os relacionamentos.

A pior de todas as formas de rebelião é a rejeição a Deus como soberano em nossas vidas. Felizes aqueles que podem iniciar a vida cristã na juventude! Além da entrega de vida a Cristo, em qualquer idade é preciso ter humildade. Nosso maior exemplo é Jesus. Em Fp 2.5-11 lemos que ele se humilhou e foi obediente ao Pai. Isso lhe rendeu a mais elevada posição entre todas as criaturas, tanto terrestres como celestiais. Outro fator gerador de ansiedade podem ser as ciladas de Satanás. Como a juventude é um período da vida sujeito a fortes tentações, é preciso manter vigilância constante. Grandes são os sofrimentos experimentados – até mesmo perseguição – mas isso resultará em glória. Quem segue a Cristo ainda tem problemas, mas pode deixá-los sob os cuidados de Deus. – MJT

A única forma de se libertar das preocupações estressantes é deixando-as nas mãos de Deus.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

26 de agosto

Título – Superando situações

Leitura Bíblica: 1 Samuel 1.1-8.             [O sacerdote Eli disse a Ana:] Vá em paz, e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu (1Sm 1.17).

Elcana tinha duas mulheres: Penina, que tinha filhos, e Ana, que era estéril. A segunda sofria provocações contínuas da outra, que tinha o intuito de irritá-la. Ana não tinha culpa por não ter filhos, mas foi incomodada pela rival por anos a fio. O fato é que o Senhor tinha um grande propósito para sua vida, mas isso veio a se revelar somente mais tarde.

A situação chegou a tal ponto que ela implorou a Deus por uma mudança. Pediu a ele que lhe desse um filho e fez um voto: se Deus fizesse tal milagre, o filho seria consagrado ao Senhor durante todos os dias de sua vida. Quando Ana fez essa oração, seus lábios se mexiam, mas não saía nenhum som. Por isso, o sacerdote Eli julgou que ela estivesse embriagada, passando a repreendê-la. Infelizmente, quando passamos por situações difíceis, podemos ser incompreendidos pelos familiares, pelos demais cristãos e até mesmo pelas pessoas que deveriam nos apoiar.

Esclarecida a situação, Ana voltou para casa mais tranquila. O Senhor teve misericórdia dela e atendeu ao seu pedido. Ela ficou grávida e teve seu tão esperado filho, a quem pôs o nome de Samuel, dizendo “Eu o pedi ao Senhor”. Ela cumpriu seu voto e, mais tarde, Samuel se tornou um grande profeta em Israel.

Agora, examine a sua vida: você já foi incompreendido? Já foi alvo de críticas e de provocações? Ficou irritado por causa de atitudes erradas de outras pessoas? Muitas vezes, os outros analisam os fatos racionalmente e acham que somos culpados. Contudo, só Deus sabe realmente o que está por trás de todas as circunstâncias. Portanto, à semelhança de Ana, entregue todas as situações nas mãos de Deus, crendo que ele agirá, conforme a sua vontade. – MM

Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam (Rm 8.28a).

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

25 de agosto

Título – Esponjas de Deus

Leitura Bíblica: Jeremias 7.1-11.       Somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras (Ef 2.10a).

O que é um cristão? A resposta mais comum por aí deve ser algo como “alguém ligado a uma igreja cristã” (ligado de que maneira?) ou “que foi batizado” ou passou por algum outro ritual, ou ainda “que frequenta a igreja e obedece a certas regras”. Possivelmente um seguidor de uma religião entre outras. Com mais convicção e comprometimento, pode-se também dizer que seria alguém pertencente ao povo de Deus. Nos tempos de Jeremias, de quem lemos hoje, eram os israelitas que formavam este povo, do qual o profeta fazia parte e a quem ele dirigiu a palavra. A julgar pelo que lemos, fico imaginando a multidão reunida no local de adoração, repetindo entusiasmada (talvez cantando): “Este é o templo… o templo… o templo do Senhor!” – e quanto mais repetiam aquilo, tanto mais convencidos ficavam da sua condição de povo de Deus. Sim, eles não estavam apenas convencidos, eles eram gente convencida: nós somos os bons! Cantar e afirmar sua fé certamente é bom. Reuniões de adoração podem fortalecer-nos e dar novo ânimo, mas o alerta que Deus nos dá no texto de hoje é que tudo isso precisa ser confirmado na rotina da segunda-feira. Achar que Deus vai nos aplaudir só porque atribuímos o nome de cristão a nós mesmos ou porque frequentamos certos locais, cumprimos alguns rituais e pronunciamos determinados chavões é grotesco – e acreditar nisso é tolice. Quando nos expomos a Deus (por exemplo num culto) ele derrama sobre nós a água viva do seu amor, mas não faz sentido ser como uma pedra, que não retém nada da água que escorre sobre ela. Que tal aprender com a esponja? Ela absorve e retém a água. Depois a devolve de forma proveitosa quando passa pelas pressões da vida diária – assim ainda contribuiremos para a limpeza dos nossos relacionamentos. – RK

Ser cristão é ter e exercer vida espiritual – não exibir um documento de identidade.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

24 de agosto

Título – Sábio e criterioso

Leitura Bíblica: Gênesis 41.29-30, 33-49.                                                     Disse o faraó a José: Uma vez que Deus lhe revelou todas essas coisas, não há ninguém tão criterioso e sábio como você (Gn 41.39).

O texto que você acabou de ler descreve o momento em que o faraó constitui José como governador do Egito. Será que esse homem era sortudo? Ou o faraó não tinha mais ninguém para indicar? Se você prestou atenção ao versículo em destaque, deve ter percebido que a nomeação para aquele cargo se deu por características presentes em José. Ao olhar para as pessoas que estavam ao seu lado, no seu governo, o faraó não encontrou ninguém como ele: ponderado, prudente, ajuizado, sério, controlado, maduro e refletido – esse era José, uma pessoa com falhas e erros como qualquer outra, mas alguém que desde cedo buscou a presença de Deus na sua vida, e isso fez dele uma pessoa com tais qualidades. José foi um bom administrador daquilo que lhe foi confiado. Por causa da sua sabedoria, por demonstrar ter critérios corretos e, principalmente, por ter seguido a orientação divina, milhares de pessoas foram poupadas da morte pela fome que assolou toda a terra. Assim como José foi colocado como governador do Egito, você deve estar desempenhando alguma função, seja no trabalho, servindo na igreja ou até mesmo sendo pai ou mãe. Nessa sua posição, como você tem agido? Você tem critérios? Aqueles que estão ao seu redor consideram-no uma pessoa sábia? Não sei quais as suas respostas a estas perguntas. Se não forem positivas, quero desafiar você a olhar um pouco mais para a vida de José. Ele não nasceu sábio e criterioso, mas o temor do Senhor fez com que estas características fossem desenvolvidas nele, pois “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento” (Pv 9.10). Busque em Deus tais qualidades! – MP

Não olhe para o sucesso de José, mas para o seu relacionamento com Deus.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖
23 de agosto

Título – Prisão

Leitura Bíblica: Salmo 142.              Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (Jo 8.31-32).

Davi, autor do salmo 142, o escreveu quando estava sendo perseguido pelo rei Saul e se escondia numa caverna. Estava só, precisando de auxílio. É importante conhecer a pessoa de quem se escreve ou fala – ou talvez ter algo em comum com ela. Meditando no v. 7, percebi que temos algo em comum com Davi: a prisão. Esta não precisa ser propriamente um lugar: pode ser algo que nos tira a liberdade de fazer, ter ou sentir alguma coisa. Alguns exemplos de prisões seriam:

A culpa que carregamos por algo errado que fizemos no passado – ela nos tira a liberdade de ser felizes; o remorso que nos tira a paz e a tranquilidade porque não temos como desfazer o que já foi feito; um “amor” – a idolatria por uma pessoa que exerça poder sobre nós. Muitas vezes nos deixamos dominar e fazemos coisas que jamais faríamos se não fosse a influência daquela pessoa. Ela rouba o lugar que Deus deveria ter em nossa vida. Poderia citar outros exemplos, como vícios, angústia, etc. – a lista seria longa.

Até mesmo nas piores prisões, porém, a palavra de Deus pode nos acompanhar com a promessa de que, se conhecermos a verdade, esta nos libertará.

Que verdade?

Jesus diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14.6): há uma saída e não estamos sós: Jesus é a saída e a nossa companhia que nos dá uma liberdade que vai além de grades, que transcende o nosso entendimento, mas que é uma promessa de esperança.

Davi não conheceu Jesus, mas ele sabia quem era o Deus em quem ele confiava. Siga o exemplo de Davi, erga sua voz ao Senhor, clame, queixe-se, fale com ele. Deus cumpre suas promessas. Confie. – APS

Livre é quem faz toda a sua vida depender de Deus.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

22 de agosto

Título – Laços cristãos

Leitura Bíblica: 1 Timóteo 1.1-3.       Ouço falar da sua fé no Senhor Jesus e do seu amor por todos os santos (Fm 1.5).

O versículo em destaque faz parte da pequenina carta de Paulo a Filemon, em que ele extrai resultados muito práticos dessa fé e desse amor. Vale a pena ler a carta a Filemom para saber do que se trata. Já na primeira carta que Paulo escreve a Timóteo, ele dá um outro toque de amizade cristã, quando chama Timóteo de “meu verdadeiro filho na fé”. Timóteo já havia subido de posição. De aluno e auxiliar de Paulo, avançou para a condição de filho.

Paulo começa a carta explicando como ele se tornou apóstolo – por ordem de Deus. Qual mortal pode contestar uma ordem dada por Deus? Eis a razão do poder que acompanhava o seu trabalho. Para termos firmeza na vida é fundamental saber o que somos e que o somos por obra de Deus.

Os laços que Paulo mantinha com Timóteo estavam firmados na esperança comum a ambos. Cristo era a esperança de Paulo e também a de Timóteo, pois ele fala no plural: nossa esperança. O fato de duas pessoas terem esperança em Cristo forma laços eternos. As pessoas com quem convivemos em nossas igrejas estarão conosco no céu. Os laços entre Paulo e Timóteo exercem forte influência na carta. Assim também, se formos cristãos, nossos laços com outros cristãos, principalmente na mesma igreja, exercerão forte influência sobre essa vida comunitária.

O texto da leitura bíblica termina com os votos do autor ao destinatário que confirmam esse belo relacionamento fraternal. Paulo deseja graça, misericórdia e paz a Timóteo, e isso vindo de Deus. Se uma dupla de irmãos em Cristo deseja isso um ao outro, são fortes os laços que os unem! É nisso que consiste a paz que Deus nos oferece e que enriquece a vida de todos aqueles que cultivam essa comunhão com Deus e entre si. – MJT

Cristo nos proporciona os recursos para viver em verdadeira paz uns com os outros.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

21 de agosto

Título – Espere!

Leitura Bíblica: Miqueias 7.1-7.    Quanto a mim, ficarei atento ao Senhor, esperando em Deus, o meu Salvador, pois o meu Deus me ouvirá (Mq 7.7).

Um dia desses, chegando ao meu trabalho, encontrei alguns de meus colegas falando sobre corrupção, violência, desonestidade, imoralidade e outras mazelas que têm afetado a nossa sociedade. Comentavam ainda que certos princípios e valores, como a piedade e o amor à família, estão desaparecendo aos poucos. Um deles chegou a dizer que não se sabe aonde iremos parar e que não há mais nada de bom a esperar.

No texto que lemos hoje, podemos perceber que no tempo do profeta Miqueias a situação não era muito diferente. No meio do povo de Deus também havia corrupção, opressão dos mais fortes sobre os mais fracos, violência, idolatria, falsa religiosidade, desrespeito aos familiares… Mas ele nos ensina algo muito importante no versículo em destaque: diante de tudo isso, vale a pena esperar em Deus. Em meio a uma sociedade moralmente enferma, Miqueias coloca a sua fé no Senhor e em suas promessas.

Mas por que esperar em Deus? Vejamos os motivos: 1) porque ele ouve as nossas orações – devemos interceder constantemente pelos outros, pedindo a intervenção de nosso Senhor neste mundo corrupto; 2) porque ele também nos fortalece – é ele quem nos dá a força para viver dia após dia e a confiança de que ele nos ajudará a superar as dificuldades; 3) porque ele nos sustenta. Miqueias sabia que Deus o sustentaria e que um dia faria a justiça triunfar. Quando estava sendo perseguido pelo rei Saul, que queria matá-lo, Davi escreveu: “Certamente Deus é o meu auxílio; é o Senhor que me sustém” (Sl 54.4).

Portanto, coloque sua esperança no Senhor! Ainda que o mal aumente e a sociedade se desintegre, não deixemos de esperar em Deus, pois, ao orarmos e confiarmos em sua força e sustento, acreditamos que um dia ele endireitará todas as coisas. – KCB

O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda (Sl 28.7a).