Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

3 de março

Título – Trifena e Trifosa

Texto – 1 Coríntios 15.54-58

Saúdem Trifena e Trifosa, mulheres que trabalham arduamente no Senhor (Rm 16.12).

A biografia dessas duas mulheres é muito resumida, mas procurarei ver “além da letra” o que pode ser deduzido. Moravam em Roma, eram conhecidas de Paulo. Seriam gêmeas? Não sabemos sua idade nem o que fizeram ou como morreram. É isso que geralmente as biografias contam, mas aqui consta, além dos nomes, que trabalhavam arduamente no Senhor. Tanto que seus nomes foram registrados na Bíblia. Deus as honrou tornando-as conhecidas de todas as gerações.

Agora meditemos um pouco no que provavelmente fizeram, para, se possível, imitá-las. Paulo escreveu certa vez aos coríntios: “Tornem-se meus imitadores como eu o sou de Cristo” (1Co 11.1). Imitar alguém que possui virtudes certamente vale a pena.

No tempo de Paulo e dessas mulheres, a vida em Roma era muito dura para os cristãos. Mais tarde, foram até acusados pelo imperador de terem posto fogo à cidade. Creio que viviam na clandestinidade como acontece ainda hoje aos cristãos na China, na Coreia do Norte e em alguns países muçulmanos. Um trabalho que certamente faziam era suprir as necessidades básicas dos irmãos da igreja e de outros pobres, pois a prática do amor é esperada dos cristãos. Lembremos ainda que naquele tempo as mulheres em geral não eram respeitadas ou consideradas. Com isso o trabalho delas tornou-se árduo. É interessante notar que em Roma diversas mulheres mereceram destaque, entre elas Priscila, que pôs em risco sua vida, e Febe, que tinha sido de grande auxílio para muita gente, incluindo Paulo. Havia uma Maria em Roma. Havia Junia, parente de Paulo, Pérside, a mãe de Rufo, Júlia e a irmã de Nereu. As dificuldades que elas enfrentavam existem também hoje e no nosso país, até vindas de falsos cristãos que tentavam e tentam introduzir-se no grupo e precisam ser reconhecidos. Vamos aprender com elas? – WK

Quero ser reconhecido como um servo de Deus e trabalhar arduamente se for necessário.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s