Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

7 de março

Título – Propósitos

Texto – Esdras 7.1-10

Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas (Ed 7.10).

Esdras buscou aprender mais sobre a Palavra de Deus não apenas para conhecimento próprio ou para satisfazer o seu ego com a necessidade de saber mais que os outros, mas para obedecer a ela. Porém, não ficou só nisso, ou seja, em guardá-la em sua mente para não pecar contra Deus (Sl 119.11); ele a compartilhou, ensinando-a ao seu povo. 

Deus o recompensou, permitindo que chegasse a Jerusalém para cumprir o seu objetivo pessoal, a sua boa e agradável vontade diante do Senhor: servir ao Deus único, verdadeiro e eterno. Não desejava fazer isso para receber o favor divino nem apenas para dar conta dos afazeres determinados pelo rei Artaxerxes, mas no seu íntimo queria obedecer a Deus e agradar-lhe. Sua vida fez diferença em meio aos seus contemporâneos e hoje podemos ter este personagem bíblico como exemplo de dedicação no estudo da Bíblia. 

Muito tempo depois, Jesus disse que seus discípulos deveriam ter como prioridade seu relacionamento com o Senhor (buscar o reino de Deus e a sua justiça) e confiar que ele suprirá suas necessidades (Mt 6.33). Uma atitude semelhante à de Esdras. Isto nos leva a crer, cada vez com mais convicção e fé, que o serviço a Deus abrange uma dimensão muito maior, não se restringindo apenas ao domingo. A vida cristã deve absorver-nos na sua verdadeira inteireza vinte e quatro horas por dia. A melhor tradução para a expressão “Ide, fazei discípulos…” (Mt 28.19a ara) é “indo”, isto é, enquanto trabalhamos, estudamos, praticamos um esporte ou realizamos qualquer outra atividade devemos ensinar a Bíblia (e para isso é preciso dedicar-se a conhecê-la, como fez Esdras) e contar o que Deus fez e tem feito em nossa vida para que mais pessoas possam conhecê-lo e dedicar tudo a ele. Façamos tudo “como para o Senhor, e não para os homens” (Cl 3.23b). – ETA

Sem serviço a Deus, a fé é apenas teoria, mas ativismo sem fé é desperdício!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s