Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

23 de março

Título – Rejeitado

Texto – Juízes 11.1-11

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus (Mt 5.10).

Hoje lemos sobre Jefté, um homem destinado a ser “ninguém”. Sua origem era desonrosa, filho de uma prostituta. Seus irmãos o expulsaram sem direito à herança. Após sofrer com a rejeição, a falta de um teto e de sustento, Jefté procura um lugar para morar, e ali se juntam a ele outros que tiveram sorte semelhante: vadios ou mercenários, pessoas que, por não terem mais condições de se manter, servem a qualquer um em troca do mínimo para viver. 

Jefté poderia muito bem tornar-se como Abimeleque, o filho de Gideão que coroou rei a si mesmo. Ele também era filho de desonra e tinha alguns mercenários ao seu dispor. Abimeleque acumulou raiva pela rejeição e desejou vingança e honra para si mesmo. Jefté, pelo contrário, não buscou honra para si nem vingança; apenas quis levar a sua vida onde fosse possível. Deus escolheu Jefté para liderar Israel sem qualquer mérito da parte dele, sem que ele tenha feito nada para atrair a atenção do povo. Ele não era um grande guerreiro e não tinha um exército bem preparado, apenas alguns homens que o serviam. Mas Deus quis usá-lo e o fez por meio da reconciliação de Jefté com seus irmãos, os líderes de Gileade. Aqueles que antes o rejeitaram, agora vêm humildemente clamar por socorro. Jefté não quer vingança, não busca dar o troco, nem tenta mostrar aos irmãos que agora ele estaria por cima. Ele simplesmente aceita o encargo dado por Deus por meio dos irmãos e confia em Deus e nos propósitos deste para o seu povo. 

A rejeição é dolorosa e causa marcas profundas, porém o ressentimento, a mágoa e a vingança não são o modo correto de lidar com ela. Colocar tudo diante de Deus em oração e receber dele o consolo e a orientação é o que necessitamos. Deus compreende a rejeição, pois seu filho Jesus foi rejeitado e morto, porém ele não nos rejeita, mas nos recebe em seus braços e nos promete seu reino eterno. – AS

O mundo inteiro pode nos rejeitar, mas Deus sempre nos acolherá.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s