Arquivo da tag: Reflexão

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

 19 de outubro

Título – Humildade

Leitura Bíblica: Filipenses 2.1-11.        Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus (Fp 2.5).

Parece que todo ser humano tem uma certa necessidade de autoafirmação. Precisamos sentir-nos valorizados, importantes e até mesmo necessários. Sentimo-nos bem quando fazemos algo e as pessoas reconhecem o que fazemos. Até certo ponto, enquanto não há exageros, não há nada de errado com esta questão. O problema começa quando isso vira uma obsessão: “Só farei algo se valer a pena para ser reconhecido”. Há certas pessoas que passam a vida planejando estrategicamente o que farão, com o propósito único de receberem reconhecimento dos que estão ao seu redor. E isto acontece inclusive em ambientes cristãos.

Paulo contrasta esse desejo ambicioso com a seguinte exortação: “Humildemente considerem os outros superiores a si mesmos” (v. 3b). Alto lá! Paulo não pode estar falando sério. E como fico eu nesta história? Que Deus está em primeiro lugar até é possível assimilar (e às vezes nem tanto), mas se eu considerar os outros superiores a mim mesmo, ficarei então por último? Como fica minha autoestima? Diante de pensamentos assim, Paulo é taxativo: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus” (v. 5).

Vejamos bem: Cristo estava com o Pai desde a eternidade, cercado de toda glória possível. No tempo apropriado ele se torna um ser humano como eu e você, para vir a este mundo, morrer numa cruz por pessoas pecadoras (como eu e você), sabendo que muitas delas não lhe corresponderiam. Para que tudo isso? Com que propósito? Por necessidade de autoafirmação? Para receber mais glória? Com certeza não, pois sendo Deus já estava exaltado sobre tudo, mesmo que o texto afirme que Deus o tenha exaltado à mais alta posição. Sua atitude foi movida por amor e não por ambição. Sua missão foi inspirada por humildade e não por egoísmo. Quais são as reais motivações das coisas que você faz? – CK

“Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros” (Jo 13.34).

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

18 de outubro

Título – Oração

Leitura Bíblica: Salmo 5.1-3.                  O Senhor ouviu a minha súplica; o Senhor aceitou a minha oração (Sl 6.9).

Vivemos num mundo cada vez mais barulhento e agitado. As informações que vêm até nós são inúmeras. Temos acesso a rádio, televisão, internet, celular, e tudo isso nos parece indispensável. Nossas agendas estão cada vez mais repletas. As crianças têm compromissos cada vez mais cedo, o que faz os adultos correr ainda mais. Será que ainda temos tempo para nós? Há também nosso trabalho e a carreira profissional, que é cada vez mais exigente. Temos de fazer cursos, especializações, pós-graduações, doutorados. E a família? Bem, ao observar a realidade, penso que ela muitas vezes fica em segundo ou terceiro plano, mas também exige nosso tempo. Também não posso esquecer-me dos inúmeros compromissos que alguns têm na sua igreja.

E assim, enquanto o mundo se torna cada vez mais agitado, o ser humano torna-se cada vez mais quieto. Milhares de pessoas sofrem silenciosamente com a carga que está sobre os seus ombros. Há poucas pessoas dispostas a ouvir ou ajudar a carregar a carga. Na igreja o sofrimento pode ser visto como falta de fé ou opressão demoníaca. Diante disso, muitos acabam silenciando e recorrendo à ajuda de medicamentos ou de outras drogas, o que também não é a solução.

O texto da leitura bíblica de hoje é de um salmo escrito por Davi. Ele viveu numa época diferente da nossa, mas nem por isso tinha uma vida mais fácil. Passou por muitos momentos difíceis na sua vida. E como ele enfrentava aquelas situações? O maior recurso usado por ele era a oração. Ao amanhecer ele apresentava seu clamor a Deus. Isso nem sempre diminuía seu fardo ou o livrava dos problemas que tinha para enfrentar, mas tornava-o capaz de seguir em frente.

Quero motivá-lo, diante do agito desse mundo e das cargas que pesam sobre você, a fazer como Davi. Apresente seu clamor a Deus. Ele o ouvirá, lhe dará atenção e o ajudará. Não sofra em silêncio, conte com a ajuda de Deus. – MP

Louvado seja Deus que não rejeitou a minha oração nem afastou de mim o seu amor! (Sl 66.20).

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

17 de outubro

Título – Incredulidade

Leitura Bíblica: Marcos 6.1-6.          Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida (Jo 3.36a).

Na adolescência, quando morava na cidade de Mogi das Cruzes, residia num bairro de periferia chamado Caputera. Naquela época, quem morava naquele bairro era visto por outras pessoas da cidade com muita suspeita de ser algum delinquente – o que não correspondia aos fatos! Pois, como na maioria das periferias brasileiras, temos ali muitas pessoas honestas, gente de bem, que vivem com dignidade. Mas o pior é que eu tinha vizinhos que não acreditavam nisso e não viam a hora de mudar de bairro e melhorar sua qualidade de vida.

No texto que lemos, Jesus retorna ao lugarejo de Nazaré, sinalizando que para Deus não há excluídos, e na sinagoga da pequena cidade ele anuncia o evangelho do reino de Deus, lendo do livro de Isaías. Os nazarenos ficaram admirados com tamanha sabedoria e eloquência, mas não foram capazes de acreditar que aquele seu conhecido pudesse ser também o enviado de Deus ao povo de Israel. Em vez de fé, a palavra de Jesus gerou incredulidade. Como esse carpinteiro poderia ter aprendido na oficina o que normalmente requeria uma formação dada pelos rabinos? O espanto de Jesus diante da incredulidade dos nazarenos mostra a gravidade dessa atitude. Para Jesus, as dúvidas dos nazarenos não eram problema, mas a incredulidade sim. Para o incrédulo e duro de coração não haverá milagres que lhe bastem. As pessoas de Nazaré não eram diferentes das de hoje. Quem lhes quer ensinar algo precisa vir de longe, ter um título, uma experiência deslumbrante e uma mensagem impactante. Sendo Jesus um simples carpinteiro de Nazaré, sem formação ou título reconhecido, eles não quiseram aceitar como verdade que Deus estava com ele e que o elevou acima deles. Acredite, Deus usa as coisas mais simples para revelar seu poder! Lembre-se que nosso Salvador nasceu numa manjedoura e cresceu como um carpinteiro! – RF

A mensagem de Deus para nós é simples para que todos tenham acesso a ela.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

16 de outubro

Título – Está esfriando!

Leitura Bíblica: Mateus 24.6-14.    Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará (Mt 24.12).

Enquanto o mundo físico se aquece (segundo alguns pesquisadores), o espiritual esfria. Tal frieza é quase sempre efeito, raramente é causa. A sociedade que nos rodeia valoriza muito a exposição pessoal: aquele que não se destaca, não existe. A busca de sucesso causa um frenesi completo. Ao mesmo tempo, ela cria um estresse total nos que ocupam o segundo plano. Julgando-se derrotados, começam a entrar em pânico, fazendo tudo para serem vistos. Alguém já mudou a famosa frase “Penso, logo existo” em “Apareço, logo existo”. Começam até a surgir cidadãos promovendo carnificinas humanas para saírem do anonimato.

O homem do nosso tempo senta-se numa poltrona e controla a televisão com um aparelhinho na mão. Mal percebe que, muitas vezes, ele é que está sendo controlado! Fazendo parte da sociedade do espetáculo, mesmo muitas comunidades evangélicas elaboram celebrações públicas que fogem da reflexão e do enriquecimento advindo da experiência da prática dos princípios bíblicos. Evitam-se mensagens em que se é levado a pensar, pois muitos acham que isso cansa e vão à igreja querendo descansar. Para estes, o culto tem de funcionar apenas como uma terapia.

À medida que nos vamos alimentando apenas das informações divulgadas pela mídia, mais a maldade vai se tornando comum, banal. Também, mais próximos estaremos da advertência de Cristo no versículo em destaque. Quando menos percebemos, nosso amor a Deus, à comunidade a que pertencemos e às pessoas que precisam de Cristo esfriou.

Será que tudo o que vem acontecendo ainda nos deixa dúvidas de que o fim dos tempos está próximo? O que mais é preciso para nos servir de aviso do perigo a que estamos expostos – viver longe de Deus eternamente? Hoje é, mais do que nunca, tempo de buscar a Deus e vigiar! – MJT

Se o amor a Deus esfriou, precisamos voltar à fonte do calor.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

15 de outubro

Título – Ensine!

Leitura Bíblica: Salmo 127.3-5.    Ensine… com persistência a seus filhos. Converse… quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar (Dt 6.7).

Sempre levava meus dois filhos de bicicleta à escola. Poderia tê-los levado de carro, mas a distância era curta e o trânsito, ruim – sem falar que desta forma ajudávamos a natureza. Lembro-me como se fosse hoje: nos primeiros dias de aula, o mais velho queria chegar bem cedo. Com o passar dos dias, notei que ele pulava do veículo antes do destino final. Percebi que ele estava com vergonha de chegar à escola de bicicleta, visto que a maioria dos amiguinhos do colégio chegava de automóvel – era cada “carrão”!

Com carinho e amor, aproveitei a oportunidade para ensinar-lhe alguns valores que eu considerava importantes (Pv 22.6). Ele aprendeu rapidamente, perdeu a vergonha, e os amigos acabaram aderindo à ideia. Hoje sou conhecido como o “pai da bike”!

“Os filhos são como flechas na mão do valente”, diz o v. 4 da leitura de hoje. Para atirar bem, o arqueiro precisa conhecer seu arco e as flechas que vai usar. Ele precisa escolher o alvo desejado e mirar com cuidado. Para atirar bem, é preciso muito treino e preparo. Cada filho é único, com temperamento e características distintas, que devem ser observadas, avaliadas e incentivadas. Uns precisam de ajuda para ler mais, outros, para se exercitarem. Uns precisam de incentivo para fazer amigos, outros, para escolher melhor com quem andam. É tarefa dos pais detectar as necessidades de cada filho, pois assim influenciarão a direção para onde seus filhos “voarão”. E, para que eles aprendam bem, os pais precisam se dedicar sempre, como diz o versículo em destaque: qualquer hora é hora de ensinar, especialmente no que se refere a amar a Deus. Cada filho deve ser tratado como único, de forma individual, não comparativa. E, acima de tudo, precisamos educar os nossos filhos nos caminhos do Senhor. – DMS

Faça de seus filhos flechas que atinjam o alvo que é Cristo.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

14 de outubro

Título – Um sopro…

Leitura Bíblica: Tiago 4.13-17.           Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa (Tg 4.14b).

Um dia depois da morte de Oscar Niemeyer, próximo de completar 105 anos, foi republicada uma entrevista que ele havia dado à BBC Brasil em 2001, por ocasião dos 41 anos de Brasília. Em poucas palavras, o gênio da arquitetura, na ocasião com seus 94 anos, forneceu importantes informações a respeito da cidade e sua construção. Mas, dentre as declarações que fez, a que mais me chamou a atenção, pois foi proferida por alguém que já havia alcançado muito sucesso e vivido muito, foi esta: “A vida é um sopro, um minuto. A gente nasce, morre. O ser humano é um ser completamente abandonado…”.

Sua visão a respeito da vida, como ateu que parecia ser, não era das mais agradáveis, pois demonstrava um sentimento de abandono e de desesperança. Como se percebe na sua declaração, ele se sentia só, mesmo no auge da fama e no meio da multidão de seguidores. Por outro lado, sua observação a respeito da brevidade da vida está em acordo com a Bíblia, que diz: “O homem é como um sopro; seus dias são como uma sombra passageira” (Sl 144.4). Sim, por mais que alguém viva, mesmo mais de um século, a vida é como um sopro ou neblina: apenas se forma e logo se vai.

Bem, diante dessa constatação de que a vida é um sopro, como devemos viver? Não como se a vida fosse durar para sempre, e sim conscientes de que ela está nas mãos de Deus e que logo vai passar. Dure quanto durar, nossa vida continua sendo um sopro. Assim, enquanto estamos aqui, nesta rápida passagem, como cristãos verdadeiros, devemos aproveitar o tempo para fazer o bem (Tg 4.17), juntar tesouros no céu (Mt 6.19-20) e, em especial, para ajudar outros a encontrar a solução para a brevidade da vida, a vida eterna pela fé em Jesus. – ARG

A vida terrena não passa de um sopro, mas a que Jesus nos dá não terá fim!

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

13 de outubro

Título – Maratona

Leitura Bíblica: Hebreus 12.1-3.         Não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra no ar (1Co 9.26).

Nos jogos olímpicos modernos, uma das mais importantes competições é a maratona. São quarenta e dois quilômetros que os atletas precisam correr até chegar ao estádio, onde a multidão espera ansiosa para ver o vencedor alcançar a faixa final e receber a medalha de ouro. O autor do livro de Hebreus escreveu que o cristão corre como numa maratona – e para alcançar a faixa final é necessário correr bem. Às vezes esta corrida cansa e desnima. São as tribulações da vida, forças que querem tirá-lo da competição.

A corrida da fé tem consequências de longo alcance. Seu início se dá aqui neste mundo, mas ela alcança a eternidade. A largada é dada no momento em que o cristão admite a presença de Jesus Cristo em sua vida. Ao usar a palavra corrida, o escritor tinha em mente que o cristão deve avançar livre de tudo o que o atrapalha. Precisa deixar de lado todo embaraço, estorvo e confusão. O autor está pensando no corredor que dá tudo de si e afasta para longe assuntos que o impeçam de correr numa só direção, a faixa final.

O cristão corre com seus olhos fixos em Jesus. Vive focalizado naquele que deu a sua vida por ele. Nessa corrida não se corta caminho, não se para na metade e nem se imita os que se cansaram e ficaram na beira da rota tentando correr carregando pesos. O cristão sadio não para! Jesus está ao seu lado. Ele é o mais excelente treinador, que o ensina como correr com seus olhos fitos no alvo. Mesmo no meio das tribulações, persevera! Quando seus pés estão doloridos, dá um passo mais à frente; quando seus braços estão cansados de se levantar para louvar a Jesus, levanta-os um pouco mais alto; quando seus olhos estão lagrimejando, chora um pouco mais. Jesus conhece os pés, mãos e olhos do atleta cristão e quer ajudá-lo nos caminhos da sua vida. Um dia ele alcançará a faixa final e então será declarado vencedor e ganhará a coroa da vida. – JG

Tenha seus olhos fixos em Jesus e conte com a força que ele dá.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

12 de outubro

Título – Tormenta

Leitura Bíblica: Isaías 44.1-5.      Quando estiver com medo, confiarei em ti (Sl 56.3).

Lembro-me de quando criança ouvir a história de um navio que passava por uma grande tempestade. Todos os passageiros estavam apavorados, menos um garotinho que brincava tranquilamente enquanto tudo balançava e utensílios despencavam de seus lugares. Perguntado por que não tinha medo, ele respondeu: “Meu pai é o capitão do navio!”

Quem nunca passou por tempestades? Algumas podem ser causadas por problemas externos, como desastres naturais, miséria, perda de entes queridos ou até mesmo uma doença grave. Mas, pelo que tenho observado e aprendido na vida, os piores “temporais” surgem lá dentro, no fundo da alma. Às vezes, são resultado de uma reação emocional exagerada às circunstâncias; em outras, são os próprios medos e preocupações que nos trazem grande sofrimento. Mas uma coisa é certa: independentemente da causa, é em nosso interior que a tempestade dói mais.

Talvez eu pudesse gastar estas próximas linhas descrevendo como podemos reconquistar o equilíbrio emocional ou impedir que pensamentos mentirosos ocupem espaço em nossa mente a ponto de formar uma tormenta. Porém, conselhos preventivos não nos consolam quando estamos sofrendo. Você precisa de uma ajuda concreta agora? Então receba o conforto que vem da Bíblia. No texto de hoje, Deus diz que Israel não precisava temer diante da terrível situação que se aproximava, pois seu amor pelo povo não diminuiria. É a mesma coisa que ele sussurra ao ouvido dos cristãos em nossos dias: “Não tenha medo, eu escolhi você”! O Criador escolheu nos fazer seus filhos. Ele pagou um preço muito alto para isso: a vida de seu próprio Filho. Deus já iniciou sua obra (tornar-nos parecidos com Cristo) e não vai interrompê-la até concluí-la! Lembrar que Jesus Cristo vai voltar e fazer novas todas as coisas pode dar um novo sentido ao nosso sofrimento. Coragem! Deus não se esqueceu de você e é ele quem pilota o navio! – MHJ

Senhor, somos gratos por seu amor eterno e pela certeza de seu cuidado!

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

11 de outubro

Título – Diferença

Leitura Bíblica: Levítico 20.22-26.        A presença [de Deus] é que mostrará que somos diferentes dos outros povos da terra (Êx 33.16b – NTLH).

É impressionante a conversa que Moisés tem com Deus no texto citado no versículo em destaque. O que será que ele sabia ou imaginava ser diferente com a presença de Deus entre o povo? Vejamos algumas suposições: as pessoas seriam dadas a fazer uso da mentira? Estariam se viciando em drogas? Cometeriam imoralidade sexual e adultério? Viveriam atoladas na prática da corrupção?

Tenho escutado na televisão repórteres noticiando fatos macabros praticados por assaltantes, e comentando que esses crimes hediondos atestam a ausência de Deus na vida daquelas criaturas. Será mesmo? Alguns políticos e sociólogos defendem que se trata de falta de educação, referindo-se à escolaridade. Mas e quando os desmandos acontecem na esfera dos governantes e até daqueles que usam farda policial, estaria faltando cultura para essa gente graduada? Temos de admitir que algo de errado está dominando a humanidade. O que seria? Só pode ser o pecado (justamente essa falta de Deus). Lemos na Bíblia que “a justiça engrandece a nação, mas o pecado é uma vergonha para qualquer povo” (Pv 14.34). O próprio Senhor Jesus afirma que “do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios e os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro” (Mc 7.21-23). Para sermos purificados só há um jeito: entregar a vida a Cristo. Ele nos perdoa, apaga nossos pecados e transforma nossa vida. No texto de hoje, o Senhor se refere a Israel como povo escolhido para ser separado, não seguindo os costumes dos outros povos. Hoje, esse papel cabe aos seguidores de Jesus: separados do mal, a fé e a obediência a seu Senhor torna-os diferentes daqueles que vivem sem Deus. – HM

Sem Deus, a vida é dominada por tudo que o desagrada.

Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

10 de outubro

Título – Perguntando a Deus

Leitura Bíblica: 1 Crônicas 14.8-17.    Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos (Pv 16.9).

Neste texto, em duas ocasiões Davi pergunta a Deus se deveria atacar os filisteus. Deus responde como proceder para derrotar os inimigos. Mais que isso, Deus ainda promete que seria seu aliado e iria à frente para derrotar o exército filisteu.

Àquela altura, Davi já tinha muita experiência de guerra, já enfrentara vários inimigos. Poderia muito bem ter ido para a batalha sem perguntar a Deus se deveria fazê-lo ou não. Mas, como grande amigo de Deus, antes de partir para a guerra consultou o Senhor.

É um belo ensinamento para todos nós! Mesmo que tenhamos estudado, seja na faculdade, em cursos ou mesmo na escola da vida, nunca saberemos mais do que Deus! O que Davi fez mostrou prudência, e nós podemos aprender com isso, consultando a Deus antes de tomar decisões na nossa vida, mesmo que tenhamos domínio do assunto, que algo pareça fácil ou que o conselho do Senhor pareça desnecessário. O versículo em destaque, do livro de Provérbios, já avisa que podemos até planejar o caminho, mas é o Senhor que determina os passos. Precisamos nos lembrar de que não importa quem somos ou o que fazemos, Deus sempre é o soberano, e nós criaturas, limitadas e dependentes.

Tomar decisões sem consultar o Senhor pode trazer derrotas, desgastes, tristezas, mas buscar a vontade de Deus é o caminho mais seguro para a vitória e para a alegria. E isso não vale apenas para as grandes decisões. Buscar a vontade de Deus e esperar por suas orientações até mesmo nos detalhes, nas coisas que parecem insignificantes, pode mudar acontecimentos e vidas. – ACS

Não deixe de consultar o Senhor antes de tomar suas decisões!