Link

Reflexão 📖

Reflexão 📖

13 de março

Título – Amor e criação

Texto – Gênesis 1.1-26

Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo para que pudéssemos viver por meio dele (1Jo 4.9).

A origem do mundo é uma questão muito discutida. Nossa razão requer que do nada não pode surgir algo. Não há criação sem criador, nem pensamento sem pensador. Na criação existe ordem. Não pode haver ordem sem uma inteligência criadora dessa ordem. Entendemos por isso que o atributo de criar é exclusividade divina. O homem pode transformar, mas não criar. A criação manifesta o amor de Deus. A Bíblia ensina que Deus nos mostra esse amor de duas maneiras: Sl 19.1 descreve a criação como a primeira revelação de Deus, enquanto Jo 3.16 fala da redenção, ou seja, da nossa reconciliação com o Criador. Da primeira obra Deus descansou, da segunda Jesus afirmou: “Meu Pai trabalha até agora, e eu também” (Jo 5.17). A redenção é um trabalho incansável do amor de Deus. Ele deseja nossa cooperação em ambas. Na criação, cuidando bem dela e, na redenção, permitindo que Cristo transforme o nosso caráter para cultivarmos a comunhão com o Criador. Ambas são revelações do assombroso amor de Deus, que não apenas criou do nada este mundo maravilhoso, como nos resgata da nossa rebeldia contra ele sacrificando a si mesmo na pessoa do seu Filho para recuperar o que nós estragamos em sua criação. 

Pode ser difícil admitir isso. Encontramos um exemplo dessa dificuldade com o profeta Jonas, quando Deus decidiu preservar a cidade de Nínive, a quem Jonas havia ido pregar a punição de Deus. Como poderia Deus desejar salvar Nínive, se os ninivitas eram inimigos de Israel, o povo de Deus? Mesmo a contragosto, Jonas viu suas ameaças resultando em arrependimento e perdão. Quando ele se queixa por isso, Deus lhe pergunta: “Não teria eu compaixão de mais de cento e vinte mil pessoas?” (Jn 4.11). Diante disso, nada poderemos dizer senão louvá-lo por ser o Deus que ele é. – MJT

Que uma vida de gratidão seja nossa resposta ao Deus de tão grande amor!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s